Japurá (AM) — Nesta quarta-feira (07/05), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) encerrou, em Japurá (distante 744 quilômetros de Manaus) um mutirão de regularização de documentos rurais com 90 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) emitidos. A campanha de emissão de documentos começou na segunda-feira (5/05), em duas comunidades da zona rural do município.
As localidades que receberam os serviços foram as comunidades Miriti e do Vencedor, que estão localizadas ao longo do rio Auti-Paraná, segundo o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Japurá, Jonatas Araújo. A atividade contou com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Prefeitura de Japurá e da Câmara Municipal.
“Entre os focos do Idam está a realização de ações itinerantes, pois sabemos que muitos dos nossos assistidos enfrentam dificuldades de logística para chegar até a sede do município. Por isso, temos realizado, constantemente, ações itinerantes como esta, que possibilitam o acesso à regularização de documentos”, disse o gerente.
Dos 90 CAF’s emitidos, 50 foram registrados na comunidade do Vencedor e 40 em Miriti.
Capacitação
Além da emissão de CAF’s, o instituto também realizou, durante a ação itinerante, uma oficina de boas práticas de beneficiamento de farinha de mandioca. A capacitação ocorreu na comunidade Castelo, também na região do rio Auti-Paraná
“Essa capacitação foi muito importante para os agricultores, pois os participantes puderam aprender sobre novas técnicas de beneficiamento da farinha, para assim terem um melhor rendimento com suas produções”, destacou o gerente.