Manaus (AM) — O padre Joaquim Hudson de Souza Ribeiro será ordenado, nesta sexta-feira (2/2), como bispo auxiliar da capital amazonense, em celebração no Santuário São José, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul, a partir das 19h. Ele foi nomeado ao cargo pelo Papa Francisco, em novembro do ano passado.
Padre Joaquim Hudson era pároco da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição. A nomeação pelo dele pelo Papa Francisco é resultado de uma solicitação do cardeal Dom Leonardo Steiner, que fez o pedido de mais um bispo auxiliar para ajudar-lhe na Cúria Aquidiocesana.
Com a ordenação, a capital amazonense passa a contar com três bispos auxiliares. Em setembro do ano passado, o pontífice nomeou Dom Zenildo Lima para o ministério.
Devem participar da ordenação, Além de Dom Leonardo Stein, ao arcebispo emérito de Manaus, Dom Luís Soares Vieira, e o arcebispo de Cuiabá (MT), Dom Mário Antônio.
Histórico
Nascido em Parintins, Joaquim Hudson de Souza Ribeiro se formou no Seminário São Jossé, em Manaus. Estudou filosofia e teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano e foi ordenado padre diocesano em 12 de outubro de 1999.
Na Arquidiocese de Manaus, já esteve à frente de quatro paróquias, dentre elas a catedral Metropolitana de Manaus. Ele também coordena o Serviço de Atendimento Psicológico e Familiar da arquidiocese e é assessor da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, cujo foco está voltado à crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual.
O futuro bispo auxiliar também atua na Pastoral do Povo da Rua e é diretor da Faculdade Católica do Amazonas, além de pesquisador de uma universidade pública.