Search
Close this search box.

Ação de regularização ambiental beneficia mais de 400 agricultores familiares em Manicoré

A ação teve como objetivo promover o acesso dos agricultores às políticas públicas
Foto: Divulgação

Manicoré (AM) — Comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Amapá, em Manicoré, distante 332 quilômetros de Manaus, avançaram na regularização ambiental. Entre 21 e 27 de março, os mutirões ,promovidos pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), beneficiaram 400 agricultores familiares, com emissões de documentos, orientações e inscrições no Programa Garantia Safra.

A iniciativa teve como objetivo promover o acesso de moradores e produtores das 12 comunidades pertencentes à Unidade de Conservação Estadual às políticas públicas, segundo o gestor da RDS, Rosivan Moura.

“O foco principal seria realizar o censo nas comunidades da RDS do Rio Amapá e aproveitamos para levar outros serviços importantes para a comunidade, como emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), carteira do produto e Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A parceria com o Idam foi fundamental importância para realização dessas atividades”, destacou.

De acordo com a gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Manicoré, Mariza Lisley, o instituto atuou na emissão de 138 CAF’s e inscrições no Programa Garantia Safra. A iniciativa também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Manicoré.

“A ação permitiu a emissão dos CAF’s nas comunidades, um documento importante para o acesso às políticas públicas para a agricultura familiar, que ajuda a comprovar atividade rural. Na ocasião, também oferecemos orientações sobre o acesso ao crédito rural e programas de comercialização institucionais”, delineou a gerente.

As atividades foram conduzidas nas comunidades Democracia, Vista Alegre e Jatuarana, que serviram de comunidades base para a ação, mas também foram atendidos agricultores das comunidades do Pandegal, Água Azul, Santa Maria e Urucuri, Terra Preta, Santa Eva, Boa Esperança e Aldeia Kamaywá.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *