Manaus (AM) – Em sete dias, ações da Polícia Militar resultaram na apreensão de 30 armas de fogo, entre elas, dois fuzis. Isto significa que, em média, a cada seis horas, uma arma de fogo foi retirada de circulação no estado. Os dados são da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da instituição.
O subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, destaca o empenho da tropa e a efetividade do policiamento executado pelos policiais militares, na retirada de circulação dessas armas de fogo das ruas, tendo em vista que o armamento é utilizado para cometimento de crimes violentos.
“Nosso policiamento tem sido estrategicamente distribuído de forma inteligente e direcionada. Cada arma retirada de circulação representa uma vida potencialmente salva e um passo importante na diminuição da violência em nossas comunidades. Esse feito é fruto do trabalho incansável e proativo de nossos policiais, que se dedicam diariamente à proteção e segurança da nossa população”, explicou.
De acordo com os dados, das 30 armas de fogo apreendidas durante uma semana, dez foram revólveres; oito espingardas, seis pistolas, dois fuzis, dois rifles e duas caseiras.
Destas apreensões, somente a Força Tática apreendeu nove armas de fogo, sendo a unidade policial que mais apreendeu armas neste período. Em média, as ações do batalhão resultaram na apreensão de mais de uma arma de fogo por dia.
“O Batalhão de Força Tática se destaca no apoio às unidades de primeira malha, que são as Cicoms, os nossos batalhões, com o rádio patrulhamento tático especializado. Esperamos, desta maneira, contribuir com a segurança pública do nosso estado, reforçando as ações, trazendo paz e segurança à nossa sociedade”, destacou o comandante da Força Tática, tenente-coronel PM Dionísio Muniz.
A segunda unidade policial que mais apreendeu armas de fogo, neste período, foi a 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que retirou de circulação seis armas de fogo, sendo que, em apenas uma ocorrência, os PMs da 30ª Cicom apreenderam cinco armas de fogo, incluindo um fuzil.
Ação em destaque
A ocorrência foi registrada na madrugada da terça-feira (27/08), quando policiais militares da 30ª Cicom frustraram um ataque entre organizações criminosas e apreenderam os armamentos.
As diligências iniciaram após os PMs receberem denúncia anônima de que um grupo, de aproximadamente 30 pessoas, estaria reunido na comunidade Braga Mendes, na zona norte, planejando um ataque a uma facção rival, no bairro Val Paraíso, na zona leste.
A ação resultou na prisão de seis pessoas, apreensão de dois fuzis de calibre 5.56, uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38, uma pistola 840, além de carregadores de fuzil, coletes balísticos e mais de 40 munições de diversos calibres.
Todos os presos nesta ação policial já possuem passagem pela polícia e pelo sistema prisional.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo