Manaus (AM) – Após registros de alagamentos durante temporal na tarde de quarta-feira (6/11), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) intensificou ações preventivas de desobstrução e limpeza em toda a capital. Nesta quinta-feira (7/11), os trabalhos foram concentrados na avenida Darcy Vargas com a avenida Efigênio Salles, um dos pontos mais afetados pela forte chuva. O descarte irregular de lixo é mais uma vez a principal causa dos problemas na região.
“Assim que a chuva iniciou, acionamos todas as equipes dos 18 Distritos de Obras e distribuímos nas ruas, para atuarem emergencialmente e minimizarem os impactos na cidade. Detectamos muitos pontos obstruídos por conta do excesso de lixo descartado em via pública que foram arrastados para as galerias subterrâneas e comprometeram o fluxo das águas, alagando as vias. Conforme determinação do prefeito David Almeida, os serviços de limpeza, desobstrução e manutenção das redes de drenagem acontecem diariamente, de forma preventiva, mas o lixo tem sido nosso maior desafio”, explica o secretário de Obras, Renato Junior.
As equipes da Seminf estão mobilizadas, desde as primeiras horas do dia, para executar os serviços de limpeza e desobstrução da área, com o apoio de caminhões hidrojato que possuem como principal função, a sucção, permitindo de forma mais precisa que o equipamento limpe todo o lixo acumulado e sugue os resíduos que estejam bloqueando as caixas coletoras e tubulações.
Desde o início da gestão, a Prefeitura de Manaus já implantou cerca de 42.291 metros de novas drenagens na cidade e realizou mais de 35.940 serviços de desobstrução. Além disso, a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) retira, diariamente, cerca de 2,6 toneladas de lixo que é descartado de forma irregular nas vias públicas da capital.