Acusado de pesca ilegal é preso com 365 kg de pirarucu, em Amaturá, no Amazonas

A ação também contou com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Amaturá (AM) – Em ação integrada com a Polícia Militar e com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, policiais da 49ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus) prenderam em flagrante, na quinta-feira (22/5), José Francisco Castro Gomes, 45, por pesca ilegal de 365 quilos de pirarucu na Reserva Municipal de Caturiá, zona rural do município.

Segundo o delegado Frank de Freitas, da 49ª DIP, o autor foi flagrado transportando dez exemplares de pirarucu sem licença ambiental, utilizando malhadeira de aproximadamente 300 metros, além de outros equipamentos. A prática configura crime ambiental.

“Na ocasião, também foram apreendidos cerca de cinco quilos de chumbada, vinte boias de isopor, cinco rolos de linha de pesca, quatro pares de luvas e a malhadeira de arrasto. O pescado, por ser perecível, foi doado à Prefeitura de Amaturá para destinação a instituições previstas na legislação ambiental”, informou o delegado.

Conforme o delegado, a ação é resultado de uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o objetivo de combater crimes ambientais na região.

José Francisco Castro Gomes foi autuado em flagrante por crime ambiental e teve fiança arbitrada. O valor foi recolhido e, após os trâmites legais, ele foi colocado em liberdade, devendo cumprir as determinações judiciais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *