Eirunepé (AM) — Trinta e cinco pessoas ligadas ao setor primário de Eirunepé distante 1.160 quilômetros receberam capacitação sobre propagação vegetativa, durante curso realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Eirunepé, em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam). o curso foi realizado na última segunda-feira (08/04).
Entre os participantes da capacitação estiveram produtores rurais indígenas, agricultores familiares, além de alunos do curso de Agropecuária do Ifam e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). O curso foi ministrado pelo gerente da UnLoc do Idam/Eirunepé, Marden Augusto, e pelo professor do Ifam, André Borborema.
Conforme Marden, a iniciativa teve como objetivo promover conhecimentos relacionados às boas práticas na propagação vegetativa, que consiste na multiplicação assexuada das plantas por meio de enxertia e estaquia. “Foram quatro horas de capacitação, onde pudemos abordar com detalhes esse tipo de reprodução, que muito tem a contribuir para o fortalecimento da agricultura no nosso estado”, disse.
O curso foi realizado na UnLoc do Idam/Eirunepé, localizada na rua Otaviano Melo, s/nº, bairro N. S. de Fátima, na sede do município.