Manaus (AM) – Agricultores dos municípios de Careiro Castanho, a 88 km ao sul de Manaus, e Novo Airão, a 115 km a noroeste da capital, têm compartilhado vídeos que mostram a grave situação das queimadas que atingem essas regiões. As imagens, circulando em aplicativos de mensagens, revelam o desespero dos moradores diante da rápida propagação do fogo nas áreas de vegetação.
Em um dos vídeos, gravado na comunidade PA Panelão, em Careiro Castanho, é possível ver o fogo se alastrando pela vegetação. A pessoa que registra a cena faz um apelo para que parem de atear fogo no local, enquanto um carro-pipa e alguns moradores tentam conter as chamas em meio ao caos.
Outro vídeo, registrado em Novo Airão, mostra o fogo consumindo uma vasta área de vegetação. Quem filma a cena comenta que havia alertado para não colocarem fogo, mas a destruição já era inevitável: “Agora já era”, lamenta.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas já contabiliza 19.478 focos de incêndio desde o início de 2024. Todos os 62 municípios do estado estão em situação de emergência ambiental devido à severa estiagem e ao aumento de focos de queimadas.
Veja vídeos: