Consumidores devem ficar atentos quando utilizarem cartões de crédito ou débito para não caírem no chamado golpe do “cartão trocado”. Para evitar a infração, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) orienta a sociedade a observar e, em momento algum, entregar o cartão na hora de efetuar uma compra.
De acordo com denúncias dos consumidores registradas no Procon-AM, o golpe é aplicado no ato da compra de um produto, quando, na hora do pagamento, o consumidor é informado que a operação não foi concluída em função de a senha supostamente não ter sido aceita. Depois disso, a vítima digita novamente a senha e recebe a mesma resposta. Na sequência, como solução, o golpista substitui a maquineta e, é neste momento, que também troca o cartão. O infrator fica com o cartão do consumidor, que só percebe que foi enganado no dia seguinte, quando constata o prejuízo na conta-corrente.
“Assim como traz facilidades, o uso de cartões de crédito e débito exige que se tenha alguns cuidados. A prevenção é a melhor conduta nesses casos”, ressalta o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.
Para evitar os golpes, o Procon-AM orienta aos consumidores amazonenses a importância do cuidado e atenção na hora de efetuar pagamento com cartão. “O ideal é não entregar o cartão na hora do pagamento. O consumidor deve inseri-lo na máquina e retirá-lo, sem dar brecha para a substituição. É imprescindível, também, conferir no visor o valor a ser pago, exigir o comprovante emitido pela máquina de cartão e também a nota fiscal”, alertou Fraxe, ao afirmar que o comprovante de pagamento é garantia para posteriores reclamações não apenas em casos de golpes, mas também em relação a produtos adquiridos.
As vítimas do golpe devem procurar a Delegacia de Polícia e fazer um Boletim de Ocorrência (BO) relatando todo o ocorrido. Isso poderá ajudar a justiça a identificar os criminosos e evitar que outras pessoas caiam nesse tipo de golpe. Com os documentos em mãos e o Boletim de Ocorrência, o consumidor pode ir à sede do Procon-AM ou realizar a denúncia ao Ministério Público.
O Procon-AM está à disposição da população para resolver as questões que envolvem aquisição de produto ou serviço, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h, na avenida André Araújo, 1.500, Aleixo.