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ALERTA: Mulher se passa por assistente social para realizar furtos em Manaus 

Suspeita realiza visitas em domicilio e se aproveita de momentos de ausência do dono da casa para efetuar os furtos

Manaus (AM) – Uma mulher tem se apresentado a comunitários e em residências como assistente social para cometer furtos na área do bairro Lírio do Vale, zona Oeste de Manaus. A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) alerta a população, em especial os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e descarta as visitas de servidores em domicilio, que ocorre somente em caso de desastres. 

De acordo com moradores do bairro, a suspeita realiza inscrições para o suposto recebimento de uma cesta básica a ser retirada no equipamento responsável pela área de abrangência e, logo em seguida, realiza o furto de diversos objetos de valor, quantias em dinheiro, cartões e documentos básicos, após os instruir a comparecer imediatamente ao setor responsável pela entrega do benefício e deixar a casa sob seus cuidados.

“Recebemos, hoje, na sede da secretaria, alguns dos usuários que foram vítimas dessa pessoa, relatando promessas de cestas básicas, remédios e afins. É importante lembrar que nossas equipes realizam, sim, visitas técnicas, mas apenas sob solicitação prévia. Além disso, em nenhum momento, solicitamos que o usuário se ausente da própria residência enquanto permanecemos ali, isso não é prática de um assistente social e muito menos de um de nossos técnicos”, destacou o secretário titular da Semasc, Eduardo Lucas.

Acerca da distribuição de cestas básicas e outros benefícios eventuais, o chefe da divisão de Serviços Socioassistenciais, Benedito Melo Marinho, ressalta, ainda, que todas as tratativas necessárias para o recebimento são realizadas somente nos equipamentos e nunca em domicílio, salvo em situações extraordinárias, como no caso de desastres ambientais ou outros tipos de sinistro.

“Todo o nosso corpo técnico é instruído a realizar visitas aos nossos usuários somente após o processo de escuta qualificada, desenvolvido dentro de nossas unidades de atendimento. A equipe técnica se apresenta à residência do usuário que solicitou a visita para dar continuidade ao diagnóstico social e apenas após a coleta e o registro de todas essas informações, junto à população, é que deliberamos a entrega de cestas básicas, a inserção em programas sociais e outras políticas públicas. De forma alguma, nós nos encaminhamos à residência de nossos usuários sem antes passar por essas etapas”, detalhou.

Canais de denúncia e Ouvidoria

Em caso de irregularidades no atendimento ou nos serviços prestados pela Semasc constados pelos usuários, a população pode formalizar suas manifestações a partir do número (92) 98842-2954 ou ainda pelo e-mail ouvidoria.semasc@manaus.am.gov.br.

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