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Amazonas Energia e Águas de Manaus lideram números de reclamações no Procon-AM

A informação foi divulgada pelo órgão, que contabilizou 939 queixas relacionadas à Amazonas Energia e 903 para a Águas de Manaus.
Foto: Divulgação

Manaus (AM) — As concessionárias Amazonas e Águas de Manaus lideraram as reclamações administrativas recebidas pelo Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), entre os meses de janeiro e agosto deste ano. A informação consta em uma lista divulgada pelo órgão, nesta quarta-feira (9/10), na qual constam 10 empresas.

No total, foram registradas 3.818 reclamações durante este período, realizadas por meio do site do Procon-AM, na sede do órgão e nas redes sociais. As concessionárias de água e energia, juntamente com uma instituição bancária, somam 2.325 queixas.

A concessionária Amazonas Energia lidera o ranking com 939 reclamações, seguida pela Águas de Manaus, que registrou 903, refletindo um aumento de 17% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 795 queixas. O Banco Bradesco ocupa o terceiro lugar com 483 reclamações.

O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, ressalta a importância dessa divulgação e reafirma o compromisso do órgão com a população. “Esse ranking tem o objetivo de fornecer à sociedade uma visão clara sobre a conduta dos fornecedores de produtos e serviços, seguindo o princípio do artigo 44 da Lei 8.078/1990 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor”, afirmou.

Para que uma reclamação seja considerada válida no Procon-AM, é necessário reunir a documentação adequada. Isso inclui notas fiscais, um documento de identificação com foto, e o comprovante de residência. Além disso, recomenda-se que o consumidor tente resolver o problema diretamente com a empresa antes de formalizar a reclamação no Procon.

Confira abaixo o ranking:

1.Concessionária Amazonas Energia – 939

2.Concessionária Águas de Manaus – 903

3.Banco Bradesco – 483

4.Banco Itaú – 254

5.Operadora de telefonia Claro – 254

6.Operadora de telefonia OI – 249

7.Operadora de telefonia Vivo – 212

8.Carrefour – 188

9.Instituição Financeira BMG – 186

10.Banco Pan – 150

Como realizar uma reclamação no Procon-AM

A população pode formalizar suas reclamações na sede do órgão, localizada na avenida André Araújo, n.º 1500, Aleixo, das 8h às 14h, pelos telefones 0800 092 1512 ou 33215 4009, e também através do e-mail atendimentoprocon@procon.am.gov.br.


É importante que o consumidor esteja munido de documentação como comprovante ou declaração de residência, documento de identificação com foto (RG ou CNH), e cópia do comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo ou contrato).

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