Manaus (AM) – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas, nesta quarta-feira (8), para chuvas intensas em diversas regiões do Brasil, incluindo o Amazonas. A previsão aponta para precipitações significativas acompanhadas de ventos fortes, colocando o estado sob atenção para possíveis transtornos.
Nos estados do Acre, extremo oeste do Amazonas, Maranhão, Pará, Minas Gerais e Rio de Janeiro, as chuvas podem atingir volumes de 30 a 60 mm/h, com ventos de até 100 km/h. Esses fenômenos podem causar alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Já para outras áreas do Amazonas, além do Amapá, Roraima, São Paulo, Goiás e Mato Grosso, o alerta amarelo indica chuvas mais moderadas, com volumes entre 20 e 30 mm/h e ventos variando de 40 a 60 km/h.
Fenômenos climáticos intensificam instabilidade
Especialistas apontam que a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é o principal fator por trás do aumento das chuvas no Sudeste e Norte do Brasil. No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também contribui para precipitações mais frequentes, especialmente na costa norte.
Previsão para Manaus
Na capital amazonense, a previsão é de chuvas esparsas ao longo do dia, com temperaturas variando entre 24°C e 30°C. Embora as condições climáticas sejam mais amenas em Manaus, o alerta amarelo para chuvas permanece ativo, indicando a necessidade de cautela por parte da população.
O Inmet reforça que é essencial evitar áreas alagadas, redobrar a atenção ao transitar em vias com pouca drenagem e acompanhar as atualizações meteorológicas para minimizar riscos e transtornos durante o período de instabilidade.