Search
Close this search box.

Amazonas: vacinação contra raiva é antecipada no Estado e segue até dia 31 de julho

Foto: Divulgação

Manaus (AM) — Tutores de cães e gatos devem estar atentos à antecipação da campanha de vacinação antirrábica no Amazonas, que ocorre até 31 de julho e é direcionada a animais com mais de três meses de idade e que estejam saudáveis. O alerta foi feito pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), nesta quinta-feira (18/07).

A antecipação faz parte da estratégia de intensificação das ações relacionadas à estiagem, de acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim. “Com a previsão de mais uma estiagem severa, a FVS-RCP orientou as secretarias municipais de saúde para realizarem as campanhas, ainda no primeiro semestre de 2024, como forma de garantir a imunização dos animais que também sofrem com a mudança climática”, disse.

De acordo com o responsável pela Vigilância Ambiental, Elder Figueira, é a primeira vez que a campanha estadual tem duração de 6 meses (fevereiro a julho). “Em decorrência do processo de contratação de vacinadores que ocorreu no primeiro semestre, Manaus é o único município que seguirá o cronograma a partir de setembro. Os demais estão em fase de conclusão da campanha”, explica Elder.

Panorama de vacinação

Seis cidades do Amazonas já encerraram as campanhas de vacinação, com alcance de meta e outras 55 estão em finalização. A FVS-RCP destaca que, devido à proposta do Ministério da Saúde de solicitar à Organização Mundial de Saúde (OMS) a validação da eliminação das variantes V01 e V02 do vírus da raiva, transmitidas por cães e gatos, comprometeu-se a realizar a campanha em 6 meses (fevereiro a julho).

A campanha será reduzida em 30 dias a cada ano, até atingir 90 dias (fevereiro a abril) em 2027, para atender às demandas considerando as características geográficas do estado.

Orientação para os Tutores de Cães e Gatos para vacinação segura:

Preparação do Ambiente: Escolha um local calmo e livre de distrações para a vacinação, garantindo que o espaço seja seguro para os animais e as pessoas envolvidas.

Transporte Seguro: Certifique-se de que os cães estejam com coleiras e, se necessário, com focinheiras. Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes.

Condução dos Animais: Os animais devem ser conduzidos por um adulto responsável, que assegure a segurança de todos durante o processo.

Avaliação do Animal: Antes da vacinação, verifique se o animal está saudável. Animais doentes, com febre, diarreia ou outras enfermidades, além de fêmeas gestantes ou que estejam amamentando, não devem receber a vacina.

Monitoramento: Após a vacinação, observe o animal por um tempo para garantir que não haja reações adversas.

Vacina antirrábica animal: A vacina é segura, não causa reação adversa, não leva o animal a óbito.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *