Manaus (AM) Realizada na tarde desta quarta-feira (26), em Manaus, a 337ª Reunião Ordinária de Diretoria do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) deu um destaque especial ao aniversário de 58 anos da Suframa, a ser celebrado na próxima sexta-feira (28). Também ganharam deferência personalidades ilustres consideradas pioneiras no projeto que deu vida à Zona Franca de Manaus (ZFM).
Nomes como de Francisco Pereira da Silva, o Pereirinha, do empresário Francisco Garcia e, principalmente, do engenheiro amazonense Arthur Amorim, foram ressaltados pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, como figuras ilustres que merecem ser lembrados.
“Manaus era uma cidade em extinção, até chegar a Zona Franca. A luta do seu Francisco Pereira, o Pereirinha, e de desbravadores que se estabeleceram aqui e deram continuidade ao desenvolvimento do polo industrial, como o Chico (Francisco) Garcia (empresário) e um cidadão chamado Arthur Amorim, estão entre eles. Foi o Arthur Amorim que redigiu o 288 (Decreto-Lei número 288, que regulou a Zona Franca de Manaus em 1967). Todo ano, precisamos homenagear uma dessas figuras, pois foram marcantes para nós e nossa história na Amazônia”, sugeriu Saraiva.
Após o pronunciamento, o superintendente recebeu uma placa de reconhecimento pelo trabalho de quase dois anos da gestão dele à frente da Suframa, e dedicou a comenda aos servidores da Autarquia, além de fazer um agradecimento especial ao presidente Luiz Inácio da Silva, por acreditar no projeto.
A reunião no Cieam foi dirigida pelo presidente executivo da entidade, Lúcio Flávio de Oliveira. Compondo a mesa também estiveram o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, e a empresária e ex-superintendente Rebeca Garcia, entre outras autoridades.
A Suframa teve ainda como convidados presentes no evento o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, e o coordenador-geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários, Sérgio Muniz.