Parintins (AM) – A menos de uma semana para o início do Festival Folclórico de Parintins, o presidente do boi Garantido, Antônio Andrade, e a vice-presidente, Ida Silva, foram afastados dos cargos na noite desta sexta-feira (23). O atual diretor administrativo do Boi-bumbá, Adson Buretama, assumiu o comando do Garantido.
A vice-presidente do Movimento Amigos do Garantido, Ana Holanda, foi a autora do pedido de afastamento ao Conselho de Ética, que desencadeou na substituição de Antônio Andrade.
Ao longo da semana, depois da ameaça de Antônio Andrade de que o Garantido não entraria na arena, os Conselhos Fiscal e de Ética do Garantido também apresentaram representação no Ministério Público pedindo o destituição de Andrade.
Mas, somente na noite desta sexta-feira, o Conselho de Ética acatou o pedido em votação que destitui dos cargos presidente e vice-presidente. A notificação entregue a Antônio Andrade foi assinada pelo presidente do Conselho de Ética, Gerson de Olivera Rodrigues.
Ameaça
A destituição sentenciada pelos conselheiros ocorreu após Andrade ameaçar, por meio de carta ao Governo do Estado, que o bumbá não disputaria na arena do Bumbódromo, caso o governo não repassasse o valor de R$ 2 milhões, em um prazo de 24 horas.