Search
Close this search box.

Após fumaça, Manaus tem chuva rápida e até granizo foi registrado no Tarumã; veja vídeos

Foto: Reprodução

Manaus (AM) – Após a imensa nuvem de fumaça que cobriu a cidade nesta quarta feira (20), uma chuva forte, com rajadas de ventos caiu sobre diversos bairros de Manaus. No Tarumã, Zona Oeste da cidade, durante a chuva caiu até granizo assustando os moradores, que não estão acostumados com o fenômeno, e vários vídeos foram gravados e circulam nas redes sociais.

Em uma escola Municipal, localizada no no bairro Tarumã, Zona Oeste, os funcionários estavam em plena sala de aula quando ouviram o barulho e correram para ver o que estava acontecendo e se depararam com o gelo caindo do céu. Os funcionários gravaram a chuva de granizo e alguns afirmavam que nunca tinham presenciado o fenômeno.

A chuva de granizo ocorre através de um ciclo natural quando o ar quente empurra para cima as gotas d’água que formam a nuvem e elas se chocam com outras partículas de água ou gelo, aumentando de tamanho. Quando essas gotas alcançam uma altitude maior, elas encontram uma temperatura congelante, se formam então as pequenas pedras de gelo que caem, em forma de chuva.

O rápido temporal começou por volta de 11:30 da manhã, após a nuvem de fumaça e intenso calor, inclusive com fortes ventos em alguns bairros. A Defesa Civil emitiu uma nota falando das ocorrências, mas uma árvore caiu no meio de uma rua no Tarumã, impedindo o acesso dos moradores.

NOTA

Prefeitura de Manaus, por meio da Central 199, da Defesa Civil do Município de Manaus, registrou, nesta quarta-feira, 20/9, até as 12h, em razão da chuva que afetou o início da tarde na cidade, cinco ocorrências em bairros das zonas Norte e Leste, sendo: uma de desabamento, uma de risco de desabamento, uma de alagamento, uma de destelhamento e uma de rachadura.

Municípios do interior também registraram granizo

Durante a primeira semana de setembro, Boa Vista do Ramos e Juruá, duas cidades no interior do Amazonas registram chuva de granizo, segundo moradores dos municípios.

A primeira cidade a registrar o fenômeno foi Boa Vista do Ramos, na última terça-feira (5), e causou prejuízos no município. Uma casa foi destruída pelo temporal, que também deixou parte da cidade alagada.

Segundo moradores, a chuva durou cerca de meia hora, mas foi o suficiente para causar danos em diversos pontos da cidade e na zona rural.

Já em Juruá, a chuva de granizo caiu sobre a cidade na sexta-feira (9). De acordo com os relatos, além de destruir casas, o temporal atingiu prédios públicos, derrubou árvores e deixou várias pessoas com escoriações pelo corpo.

Em ambos os casos, a Defesa Civil Municipal afirmou que está acompanhando o caso e equipes do órgão estão atuando na avaliação dos danos materiais e no auxílio às famílias afetadas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *