Manaus (AM) – Ainda sob efeito de uma seca, o Amazonas está em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas, emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmet). A Defesa Civil Estadual informa que o aviso para chuvas volumosas tem validade até a manhã deste sábado (16/12).
Desde as 6h de hoje, Manaus registra chuva em todas as zonas da cidade, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60km/h.
Além do Amazonas, mais seis estados estão em alerta: Acre, Maranhão, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Tocantins.
Apesar do temporal, a Defesa do Amazonas informa que o risco é baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A recomendação é desligar aparelhos elétricos, quadro geral de energia e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Seca extrema
A Defesa Civil do Amazonas mantém os 62 municípios do estado em emergência, devido à estiagem: 637 mil pessoas e 159 famílias são afetadas.
As principais bacias do Amazonas devem ter atrasos na normalização de seus níveis nos próximos meses. A exceção é o Rio Madeira, onde os níveis devem permanecer abaixo da normalidade.
Segundo previsão do Laboratório de Modelagem do Sistema Climático Terrestre (Labclim) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o período de chuvas deve voltar ao normal a partir de fevereiro de 2024 no Amazonas.