Manaus (AM) – A Polícia Rodoviária Federal ( PRF) divulgou dados preocupantes para o Amazonas. É que o Estado lidera o rankings dos maiores índices apreensões madeira no país. O aumento, em 2023, foi de 900 % em relação a 2022. As ações registram também 29 pessoas presas.
Os números indicam em 2022, a PRF apreendeu, no Amazonas, 912 metros cúbicos, enquanto no ano passado foram 9.201,06 metros cúbicos.
Ainda segundo a PRF, em todo o Brasil, houve um crescimento de 12% nas apreensões realizadas no ano passado, durante fiscalizações de rotina e operações com outros órgãos como o Ibama, com intuito de combater o crime ambiental.
Algumas espécies mais aprendidas são a Maçaranduba, o Angelim-vermelho, a Copiúba e a Itaúba. Outra madeira transportada de forma ilegal é o Ipê, que tem alto valor agregado , após beneficiamento e acabamento,
Entre as rodovias que registraram o maior número de apreensões estão a BR-174, que liga o Amazonas a Roraima, e a BR-319.
Importante destacar que , durante as fiscalizações, são exigidos o Documento de Origem Florestal (DOF – licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais) e a nota fiscal do produto transportado.