Arcebispo de Manaus deve receber convocação para participar do conclave

Eleição reunirá cardeais de todo o mundo para eleger o sucessor de Francisco, e Dom Leonardo Steiner é uma das possibilidades

Manaus (AM) – Ao expressar profundo pesar pelo falecimento do Papa Francisco, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (21/4), em Roma, o arcebispo metropolitano e cardeal de Manaus, Dom Leonardo Steiner, comentou que deve receber a convocação do Vaticano para participar do conclave.

Em coletiva de imprensa na Arquidiocese de Manaus, na avenida Joaquim Nabuco, centro de Manaus, Dom Leonardo destacou o legado do pontífice, ressaltou a atenção aos pobres e a luta por justiça social.

Em relação à eleição para escolha do novo Papa, Dom Leonardo afirmou que há possibilidade de ser um papa brasileiro. No entanto, acredita que seu nome nao seja uma das opções.

“Ainda deveremos receber algum comunicado (para o conclave). Como sabem, na próxima semana, deveremos ter a assembleia-geral da Conferência Nacional de Bispos do Brasil. Dom Jaime deverá reunir para ver o que fazemos com a assembleia, porque ainda não temos as informações necessárias do dia do sepultamento e, também, não sabemos onde iniciarão as sessões do diálogo, que normalmente acontecem antes da eleição. Tudo isso, ainda estamos no aguardo”, declarou o arcebispo.

O conclave reunirá cardeais de todo o mundo para eleger o sucessor de Francisco e o próprio cardeal Dom Leonardo é uma das possibilidades.

Como primeiro cardeal da região amazônica, nomeado pelo próprio Papa Francisco em 2022, Dom Leonardo representa uma voz significativa na igreja católica, especialmente em questões relacionadas à Amazônia e aos povos indígenas.

A presença de Dom Leonardo no conclave é vista como uma oportunidade para que as preocupações da região amazônica estejam presentes nas discussões sobre o futuro da Igreja.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *