Search
Close this search box.

Área verde degradada na zona Norte de Manaus é recuperada pelo município 

Plantio de mil mudas foi realizado em área localizada na das Torres, bairro Nova Cidade

Manaus (AM) – Ao longo desta semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou o plantio de mil mudas em área verde degradada, localizada na avenida Governador José Lindoso (avenida das Torres), bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus. 

A área, que recebeu o plantio, já sofreu diversas tentativas de ocupação irregular e teve a vegetação suprimida de forma ilegal.

A ação foi realizada com o apoio do professor Marcelo Gordo, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que é doutor em Zoologia e coordenador do Projeto Sauim-de-Coleira, desenvolvendo diversas ações de preservação da espécie.

“Estamos realizando uma atividade que visa à recuperação de área degradada, em parceria com o professor Marcelo Gordo, da Ufam. Além de recuperar a cobertura vegetal da área, busca-se como objetivo maior a conexão de fragmentos florestais, possibilitando o fluxo de fauna, como o sauim-de-coleira e outras espécies que habitam esses fragmentos. A maioria das espécies plantadas tem potencial de atratividade para a fauna, fazendo parte da dieta desses animais”, afirmou o diretor de Arborização da Semmas, Deyvson Braga.

Além das ações de plantio, Marcelo Gordo tem realizado a instalação de passarelas aéreas para fauna e trabalhado em parceria com a Semmas na indicação de áreas para plantio e de espécies nativas a serem utilizadas. O professor afirmou que a área deste plantio foi muito degradada.

“É importante para o sauim-de-coleira e outras espécies. A restauração da área é muito importante para se conseguir fazer a conexão com outras áreas próximas”, informou o professor.

Além do plantio neste local, foi realizada mais uma ação, com o plantio de 500 mudas, ao longo do Igarapé Goiabinha, no bairro Novo Aleixo. Ambas as áreas fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim de Manaus.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *