Search
Close this search box.

Associação do Polo Digital em Manaus realiza maior evento de Tecnologia da Região Norte

Amazonas é líder na geração de empregos em tecnologia no país
Foto: Reprodução

Manaus (AM) – Discutir a representatividade, visibilidade, desenvolvimento e crescimento da Tecnologia da Informação e Comunicação( TIC) na região Norte. Com este intuito, Manaus sedia a ExpoAmazônia Bio & TIC, ente os dias 28 e 30 de novembro, no Centro de Convenções do Studio 5, zona Sul de Manaus. O evento vai reunir as grandes indústrias do Polo Industrial de Manaus, através da Associação do Polo Digital.

Durante os três dias de evento, que é gratuito, vão ser ministradas cerca de 90 palestras sobre estes temas, além de expositores deste segmento e também do mercado de economia criativa. A ideia é apresentar todo o desenvolvimento do setor de TIC e também as externalidades dos investimentos oriundos da lei de informática em Bioeconomia e Biotecnologia.

Entre os objetivos estão debater as contribuições para o aumento do faturamento anual do Polo Digital, a melhoria da infraestrutura de TI na região, e a criação de projetos para aumentar a disponibilidade de profissionais de TIC capacitados para as necessidades do setor.

Importante destacar que o Polo Digital de Manaus é um ecossistema de tecnologia da informação e comunicação, que nasceu de forma orgânica, a partir da Lei de Informática e foi se estruturando até ganhar uma associação, com o objetivo de trabalhar o setor na economia.

De acordo com a Associação do Polo Digital em Manaus, os investimentos em geração de emprego e renda consomem cerca de R$ 1,3 bilhões por ano e geram aproximadamente 10 mil empregos diretos, além de mais de 250 mil empregos indiretos na economia.

Este tipo de mercado se tornou um novo vetor econômico para o Amazonas, e levou nosso estado a liderar a geração de empregos em tecnologia no país. Além disso, os projetos desenvolvidos trouxeram para o Amazonas tecnologias e competências de ponta existentes em outros países, como Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Desenvolvimento Web, Desenvolvimento de Softwares Embarcados, Desenvolvimento Full Stack, Processamento de Imagem, Visão Computacional, dentre outros. Estas competências foram desenvolvidas através de treinamento fornecidos pelos Institutos de Ciência e Tecnologia e por projetos de Capacitação desenvolvidos nas Universidades Públicas, graças aos investimentos das empresas de bens de informática.

De acordo com a associação, manter os investimentos nesse setor é fundamental para criação de grandes projetos, pois representa quase 25% do faturamento do Polo Industrial de Manaus (PIM).

O evento, que acontece no Studio 5 nos dias 28, 29 e 30 de Novembro, conta com parceria da Prefeitura de Manaus, Governo do Amazonas, Idesam e Centro de Biotecnologia do Amazonas (CBA).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *