Search
Close this search box.

Atalaia do Norte comemora luta e resistência dos povos indígenas com etnias do Vale do Javari

Programação incluiu poder de fala das lideranças e atividades culturais e esportivas

Atalaia do Norte (AM) – Detentor da segunda maior terra indígena do país, o município de Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus) comemorou o Dia dos Povos Indígenas, nesta quarta-feira (19), com uma vasta programação para as etnias do Vale do Javari. 

Promovida pela Prefeitura de Atalaia do Norte, a celebração de luta e resistência teve início no ginásio Professor Lucival Brotas, com a abertura oficial da evento. 

De forma histórica, o hasteamento dos pavilhões foi realizado apenas por indígenas. Em seguida, lideranças discursaram e reconheceram o empenho desta gestão em favor dos povos. A mesa foi composta por lideranças de diversas etnias, representantes de órgãos ligados à causa indígena, autoridades e representantes municipais, o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, e a primeira-dama Cleide Ana Brotas Paiva.

A festa dos Povos Indígenas seguiu com apresentações culturais de diversas etnias, com dança, cantos tradicionais e apresentações de alunos de escolas municipais. Logo após, a Prefeitura realizou um grande sorteio por meio de fichas numéricas direcionado aos indígenas. Foram sorteados fogões, colchões, utensílios domésticos, dentre outros inúmeros prêmios. 

Após o encerramento do sorteio, a programação seguiu com as disputas esportivas em diferentes categorias como cabo de guerra, arremesso de lança, arco e flecha, futsal e corrida de 100 metros – sendo as duas últimas nas categorias masculina e feminina. A premiação dos vencedores e vencedoras das modalidades foi realizada por autoridades e lideranças, no ginásio Professor Lucival Brotas.

Atalaia do Norte dispõe da segunda maior terra indígena do país, o Vale do Javari, que abriga as etnias Marubo, Mayuruna, Matis, Kanamari, Korubo, Kulina, Tsohon Djapa, dentre outras ainda não contatadas ou reconhecidas. Para a realização desta grande festa, foram unidos os esforços das secretarias municipais de Assuntos Indígenas (Semai), de Assistência Social (Semas), de Esporte e Lazer (Semel), de Comunicação (Semcom), coordenação municipal de Cultura, além do apoio de associações indígenas de etnias do Vale do Javari e instituições parceiras.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *