Manaus (AM) – Até junho deste ano, mais 20 radares eletrônicos serão instalados em Manaus, com previsão de chegar a 41 equipamentos em operação ao final deste ano.
E, para reforçar reforçar transparência na implantação, aferição e operação dos radares, uma reunião técnica foi realizada, nesta segunda-feira (14/4), com representantes do setor de engenharia do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM). O enconto aconteceu na sede do órgão no bairro Cachoeirinha, zona Sul da cidade.
Durante reunião, foram discutidos os critérios técnicos utilizados para definir os locais prioritários para instalação dos equipamentos, que consideram dados de engenharia de tráfego e registros de acidentes graves e fatais.
A reunião também destacou o papel de cada órgão no processo e os protocolos de verificação obrigatórios antes da entrada em funcionamento dos radares.
Atualmente, sete radares estão em funcionamento na avenida do Turismo, zona Oeste. No entanto, o IMMU já confirmou que novos aparelhos serão instalados nas avenidas Coronel Teixeira, Santos Dumont, Torquato Tapajós e em outras vias com altos índices de mortalidade no trânsito.
O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, reforçou que a medida segue diretrizes técnicas com foco na segurança da população. “A instalação dos radares segue critérios técnicos definidos a partir de estudos da engenharia de tráfego e dados de acidentalidade. A participação do Ipem-AM no processo garante confiabilidade, pois todos os aparelhos estão aferidos conforme a legislação. Nosso objetivo é preservar vidas, não apenas aplicar multas”, afirmou.
O diretor técnico do Ipem-AM, Itamar Souto, destacou a responsabilidade do órgão na fiscalização metrológica. “A nossa competência é a verificação periódica dos instrumentos e a aprovação de seus modelos. Independentemente de serem utilizados por órgãos municipais, estaduais ou federais, todos os radares precisam estar com o modelo aprovado e a verificação em dia para que estejam aptos ao uso”, explicou.
Souto informou, ainda, que os motoristas autuados que desejarem confirmar a regularidade do radar podem acessar o site oficial do Ipem-AM. No portal, é possível consultar a marca, o modelo e a data da última aferição do equipamento, assegurando total transparência e acesso à informação.
A Prefeitura de Manaus reitera que todas as ações estão voltadas à construção de um trânsito mais seguro e humano, com ações de engenharia, educação e fiscalização alinhadas à preservação de vidas.