ATENÇÃO: Terminais e mais 14 linhas de ônibus de Manaus deixarão de receber pagamento em dinheiro a partir de 23/6

Acesso será exclusivamente por meio do Cartão PassaFácil, QR Code do App “Cadê Meu Ônibus Recarga” e cartões bancários por aproximação 

Manaus (AM) – A partir da próxima segunda-feira (23/6), os terminais e estações de ônibus de Manaus deixarão de aceitar pagamento em dinheiro. O acesso será permitido exclusivamente por meios eletrônicos: Cartão PassaFácil, QR Code gerado pelo aplicativo “Cadê Meu Ônibus Recarga” e cartões bancários por aproximação (EMV) — estes últimos aceitos somente nas entradas dos terminais.

A mudança marca um avanço na digitalização do sistema de transporte público da capital e atende a compromissos assumidos pelas empresas junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas, no âmbito de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O TAC, firmado no Procedimento Administrativo n.º 026.2019.000002 e no Inquérito Civil n.º 015.2017.000040, estabeleceu diretrizes e obrigações para o fortalecimento da segurança no transporte coletivo urbano. Entre as principais medidas pactuadas, está a eliminação do pagamento em espécie dentro dos ônibus e instalações operacionais, como forma de reduzir ocorrências de assaltos e proteger motoristas, cobradores e usuários.

Além dos terminais, 14 linhas de ônibus também operarão exclusivamente com pagamento digital. As linhas selecionadas são: 616, 125, 672, 300, 019, 690, 605, 623, 042, 209, 102, 625, 708 e A407. A escolha levou em conta estudos operacionais que indicaram baixo índice de uso de dinheiro em espécie, o que facilita a transição para o novo modelo, em cumprimento à obrigação legal firmada com o Ministério Público.

Atendimento ampliado e mais pontos de acesso ao Cartão PassaFácil

Para apoiar a população nessa mudança, o Sinetram ampliou o atendimento para a emissão do Cartão PassaFácil, na modalidade Comum, sem necessidade de agendamento. Os postos de atendimento funcionam na sede do sindicato, na avenida Constantino Nery, no Shopping Phelippe Daou, Terminal 7, 7h às 16h45, nos demais terminais de integração, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. É necessário apresentar RG e CPF. Para segunda via, aplica-se uma taxa de R$ 20.

Também é possível solicitar o cartão online, escolhendo recebê-lo em casa ou retirá-lo em um terminal. O serviço está disponível pelo aplicativo Telegram, buscando a assistente virtual Sindy (@sindy_sinetram_bot).

Além disso, o Sinetram disponibilizará cartões pré-pagos em estações de transferência e outros pontos estratégicos nas rotas das linhas contempladas, permitindo recarga instantânea, sem necessidade de cadastro prévio.

Rede de autoatendimento

Como parte do programa de modernização, terminais de autoatendimento (ATMs) estarão disponíveis em todos os terminais e estações da cidade, aceitando débito, crédito, Pix e também dinheiro em espécie para recarga. Assim, o passageiro pode carregar seu cartão sem depender de atendentes, mantendo a conveniência mesmo com a retirada do pagamento em dinheiro nos coletivos.

Segurança reforçada e integração

Com a retirada do numerário da operação, busca-se replicar a experiência bem-sucedida de outras capitais, como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, que registraram redução expressiva de assaltos a bordo. A medida fortalece o controle de acesso aos terminais, permite o monitoramento de entradas via Cartão PassaFácil ou QR Code e possibilita à Guarda Municipal utilizar os dados e imagens para coibir delitos e identificar pessoas foragidas.

O Cartão PassaFácil continua oferecendo a integração temporal, permitindo ao usuário utilizar duas linhas em sequência, no mesmo sentido, sem pagar nova tarifa, dentro do período regulamentado.

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