Aula inaugural marca os 15 anos do Programa Ampliando Horizontes em Manaus

O PAH oferece, gratuitamente, cursos de idiomas de língua inglesa, espanhola e Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Manaus (AM) – A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na tarde de segunda-feira (17/2), a aula inaugural do Programa Ampliando Horizontes (PAH) 2025. A solenidade, que marcou o início das atividades e comemorou os 15 anos de existência do programa, aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

O PAH oferece, gratuitamente, cursos de idiomas de língua inglesa, espanhola e Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ação é coordenada pela DDPM, da rede municipal de ensino, e é destinada aos servidores, aos cônjuges e aos dependentes.

O evento contou com os professores atuais e egressos, coordenação do PAH, além de chefes dos setores da Semed, bem como todos os alunos inscritos nas turmas do 1° semestre de 2025.

Para o gerente de Tecnologias Educacionais da Semed, Austônio Queiroz, o PAH vai além das atividades típicas da DDPM, em garantir formação continuada somente para servidores da rede municipal de educação, mas em oferecer oportunidades também para os familiares.

“A Semed, por meio da DDPM, trabalha diretamente com a formação continuada dos professores da rede. E o PAH possibilita aos nossos servidores e aos seus dependentes aprenderem uma língua estrangeira. É um trabalho que tem uma amplitude um pouco maior do que a formação continuada aos funcionários da Semed. Podemos dizer até que o PAH também tem um cunho social, porque, com essa capacitação, a secretaria está oferecendo oportunidades, para que as pessoas atendidas possam almejar caminhos mais ousados na área profissional e pessoal também. A partir desse conhecimento, podem fazer mestrados, doutorados e viajar para conhecer outras regiões do mundo. Ou seja, os alunos do PAH podem, de fato, ampliar os horizontes”, afirmou.

Uma das alunas do PAH é a servidora Dilma dos Anjos, formadora da DDPM, que vai para o segundo ano de aprendizado da língua espanhola. “Em primeiro lugar, aprender espanhol sempre foi um sonho, depois vem a necessidade de entender o contexto da educação em Manaus, cada vez mais multicultural, com a presença de outras nacionalidades de língua espanhola. Outro fator importante é a necessidade de uma segunda língua para o mestrado. E, com o PAH, espero aprender cada vez mais para me apropriar desse novo conhecimento”, enfatizou Dilma.

1º semestre do PAH

Neste primeiro semestre, o programa terá 33 turmas, divididas em seis turmas de Libras, 15 turmas de inglês e 12 turmas de espanhol. O curso ofertará turmas presenciais e remotas, nas segundas e quartas-feiras, bem como nas terças e quintas-feiras, nos horários das 15h às 17h, das 16h às 18h e das 18h30 às 20h20.

Para a coordenadora do PAH, Suellen Barros, é satisfatório, nesses 15 anos de atuação do programa, poder contribuir com o conhecimento e oportunidades aos servidores e familiares.

“Atualmente, 13 professores fazem parte do corpo docente. Sendo cinco professores de inglês, cinco professores de espanhol, dois de Libras e um coordenador.  Este ano, completamos 15 anos do programa e nossa equipe fica lisonjeada em poder oportunizar, a partir da Semed, cursos de Inglês, espanhol e Libras gratuitamente e contribuir com o sonho de servidores e dependentes em aprender uma nova língua estrangeira”, disse Suellen.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *