Iranduba (AM) – Avaliada em R$ 20 milhões, aproximadamente uma tonelada de maconha tipo skunk foi apreendida em uma área de mata no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
A apreensão é resultado de uma operação conjunta do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) com o Comando de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), e apoio da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e Lavagem de Dinheiro, da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ).
Conforme o diretor do DRCO, delegado Mário Paulo, a equipe de investigação tomou conhecimento, no domingo (19/5), sobre um carregamento de drogas que estava descendo da região do rio Japurá para Manaus. As diligências iniciaram de imediato, juntamente com policiais da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e Lavagem de Dinheiro da PC-RJ, que estavam em Manaus para dar cumprimentos a mandados de busca e apreensão referentes à operação Rota do Rio.
“As diligências se estenderam até terça-feira (21/5), quando a droga foi apreendida em uma área de mata próximo ao município de Iranduba. Não houve prisões, mas as investigações continuam para apurar tanto quem participou do transporte desse material ilícito quanto para identificar a destinação dele”, informou Mário Paulo.
O diretor do DRCO ressaltou a importância da participação dos agentes da PC-RJ, que estavam em Manaus e puderam somar esforços na apreensão do material ilícito.
A Polícia Civil segue combatendo o crime organizado com operações estratégicas e coordenadas para enfraquecer as atividades ilícitas e garantir a segurança da população amazonense. Somente em 2024, a Polícia Civil já apreendeu aproximadamente oito toneladas de drogas.
Apresentação
O resultado da operação foi apresentado em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (22/5), na sede do DRCO, bairro Compensa, zona oeste de Manaus.
O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, enfatizou que essa é mais uma grande apreensão de drogas realizada pela Polícia Civil juntamente com a PMAM, e ressaltou que o prejuízo ao crime organizado está avaliado em R$ 20 milhões.
“Estamos mostrando a eficácia e o engajamento de todos os policiais civis e militares no enfrentamento a esse crime tão maléfico que é a mercancia de drogas aqui no estado do Amazonas. Nós vamos continuar atuante para apresentar cada vez mais esses resultados que vem baqueando essas facções criminosas”, enfatizou Fraga.