Manaus (AM) — Após o registro de um deslizamento, ocorrido no último sábado (8/2), a avenida Mário Ypiranga Monteiro foi parcialmente liberada. A liberação ocorreu três horas após a ocorrência, causada pelo acúmulo de lixo em uma área particular, onde os resíduos não estavam sendo descartados de forma adequada, segundo informou a Prefeitura de Manaus, por meio Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
“O prefeito David Almeida e eu viemos imediatamente ao local e nos deparamos com uma grande quantidade de lixo descartada de maneira incorreta. As equipes da Seminf, Semulsp e IMMU estão aqui trabalhando diretamente e a nossa atuação, agora, é emergencial para desobstruir a via e garantir que o trânsito flua”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
As equipes identificaram ainda que há uma tubulação localizada na crista do talude, na parte superior do terreno, que apresenta um declive em direção ao Centro. A água da chuva não foi drenada corretamente para dentro do terreno, mas sim para a área do talude, o que provocou o deslizamento de terra.
A Seminf, a Defesa Civil, a Semulsp e o IMMU estão no local realizando a vistoria da área, para adotar as medidas necessárias com segurança e eficiência. Neste momento, duas faixas da avenida estão liberadas para a circulação de veículos, enquanto uma permanecerá interditada para o monitoramento do talude.