Search
Close this search box.

Axcell celebra o Dia da Amazônia com foco em sociobioeconomia e sustentabilidade

(Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – No próximo 5 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia, e a empresa Axcell destaca a importância da maior floresta do mundo para o planeta. Fundada em 2022, a Axcell é uma aceleradora de negócios com foco exclusivo na Amazônia, comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Com mais de 30 empresas em seu portfólio, a Axcell apoia o crescimento de startups que buscam soluções inovadoras para os desafios da região, oferecendo mentoria, networking e investimento.

Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável

“O mundo amazônico deve ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo.” – Professor Samuel Benchimol

Para a Axcell, a preservação não é um fim em si mesmo, mas uma oportunidade para encontrar alternativas economicamente viáveis e sustentáveis para o desenvolvimento da região. Em uma área onde muitas comunidades enfrentam extrema pobreza, a verdadeira transformação ocorre ao capacitar produtores e oferecer oportunidades para aqueles frequentemente ignorados pelo mercado de trabalho.

A equipe da Axcell trabalha para criar alternativas econômicas independentes da Zona Franca de Manaus, preservar a Floresta Amazônica e promover um impacto positivo nas comunidades ribeirinhas.

Impacto das Startups Aceleradas

“Nascemos para desenvolver e fomentar pequenos negócios, ideias inovadoras e empreendedores que criem produtos a partir da bioeconomia amazônica, sempre utilizando as tecnologias da floresta e promovendo o desenvolvimento do nosso bioma”, afirma Matheus Faria, sócio da Axcell.

Entre as startups aceleradas pela Axcell estão:

Warabu Chocolates: Fundada em 2018 pelo chef Jorge Neves, a Warabu visa levar ao mercado chocolates feitos com insumos amazônicos, com um compromisso com a produção orgânica e sustentável e a valorização das comunidades da floresta.

Café Apuí Agroflorestal: O primeiro café agroflorestal sustentável da Amazônia brasileira, produzido 100% pela agricultura familiar e comercializado por valor justo. Destaca-se pela implantação de sistemas agroflorestais e certificação orgânica.

Fish Maria: Liderada por Paulo Fortunato, a Fish Maria busca conquistar o mercado com produtos regionais amazônicos, como tucupi temperado, farofas, pimentas, geleias e melados, revelando o potencial da culinária local.

Biozer da Amazônia: Desenvolve alimentos funcionais e cosméticos naturais com ativos da biodiversidade amazônica. A empresa alia conhecimento tradicional e ciência para criar produtos naturais e veganos, atuando de forma ética e transparente para contribuir com o desenvolvimento econômico do Amazonas.

Visão para o Futuro

“Nós vamos, no futuro, começar a colher os frutos dessa nova economia. Não podemos depender da Zona Franca de Manaus para sempre. Precisamos dela e não podemos abrir mão dela. Sou defensor incondicional, mas precisamos começar a ter um plano B, e esse plano B precisa ser construído agora, por nós,” afirma Átila Denys, fundador da Axcell.

A visão da Axcell é se estabelecer como referência na aceleração de negócios na Amazônia, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento socioeconômico da região. Apesar dos desafios, a empresa acredita que o caminho para essa nova economia já está sendo trilhado e que os frutos serão colhidos com resiliência e visão estratégica. A Axcell se posiciona como um pilar de apoio para novos empreendedores, encorajando-os a transformar dificuldades em oportunidades e a construir um futuro próspero e sustentável, garantindo que as futuras gerações possam testemunhar o florescimento de uma economia verdadeiramente sustentável na Amazônia.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *