Manaus (AM) — A Azul Linhas Aéreas iniciou, no Aeroporto de Manaus, o recebimento de alimentos não perecíveis e material de higiene para ajudar as vítimas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul (RS). A Arrecadação acontece na loja da companhia, localizada no saguão principal do terminal aeroportuário.
Podem ser doados produtos de limpeza (permitidos em transporte aéreo), itens de higiene pessoal, fraldas descartáveis, alimentos não perecíveis, além de roupas de cama, mesa e banho. As arrecadações serão enviadas pea Azul Cargo, sem custo nenhum, e encaminhadas à base da companhia aérea em Porto Alegre, capital gaúcha.
Mais de 780 mil afetados
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7 mil pessoas. Até o momento, 75 pessoas morreram, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado às 12h deste domingo (5/4). Outros seis óbitos ainda estão em investigação e 155 pessoas ficaram feridas. Há ainda 103 pessoas desaparecidas.
O número de óbitos superou a última catástrofe ambiental do estado em setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam a vida devido a passagem de um ciclone extratropical. As autoridades afirmam que este é o pior desastre climático da história gaúcha.