Manaus (AM) – Com a banda Os Tucumanus, o projeto “Manaus Circus Sonante” encerra a gravação de shows abertos ao público neste sábado (31/8), na Casa de Praia Zezinho Corrêa, a partir das 17h. O acesso é gratuito.
A apresentação vai compor uma websérie documental, dividida em quatro episódios, numa parceria com a La Xunga Produções. O “Manaus Circus Sonante”, contemplado no Edital de Fomento às Artes e Cultura 2023 – Lei Paulo Gustavo, tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
“As gravações do projeto estão acontecendo em pleno verão amazônico, temporada que nos garante sempre fotografias incríveis. Este é um dos motivos pelo qual optamos por iniciar os shows sempre às 17h, para termos uma hora de lindas imagens”, afirma Denilson Novo, guitarrista da Tucumanus e um dos idealizadores do projeto, junto com Rafael Ângelo.
“Temos o privilégio de contemplar um dos pores do sol mais lindos, em lugares estratégicos de Manaus, oferecendo ao público uma alternativa de programação cultural gratuita”, completa o músico.
A primeira parte da iniciativa aconteceu em julho e contou com o trio D’Água Negra no Parque Jefferson Péres e a cantora Márcia Novo no complexo viário Professora Isabel Victoria, viaduto do Manôa. A gravação do show da banda Alaídenegão aconteceu neste mês, no Parque Rio Negro, na orla do São Raimundo.
Além de Denilson Novo e Rafael Ângelo, responsável também pela captação de áudio, mixagem e produção, o “Manaus Circus Sonante” tem Orlando Júnior na direção de fotografia, Fernando Crispim, Antonio Neto e André Cunha nas câmeras, Fernando Crispim e Jayth Chaves na montagem e pós-produção, Elso Luciano, Marcelo Henrique e Aldeir Cardoso, da Baruk, no som e iluminação, Marcos Ferreira na assistência de produção, Karla Mendes e Manuella Barros na assessoria de imprensa. A cenografia é de Adroaldo Pereira e a produção executiva é de Lilian Souza.
Gravação
Segundo Denilson Novo, o projeto vai registrar as músicas “O Melhor Lugar do Mundo”, “Tudo em Comprimidos” e “Sobrevivo”.
“A novidade é a temporada de shows que traz mais peso nas guitarras e o incremento sonoro de metais, com trombone e trompete, que dão um toque especial nos arranjos musicais do grupo”, destaca o artista. “Estamos recompondo arranjos, fazendo releituras das nossas próprias canções e trazendo algumas músicas mais recentes para o repertório”.
Em 2024, Os Tucumanus completam 18 anos de estrada, entre os destaques na carreira a participação da banda no Brazilian Day, em Nova Iorque, em coletâneas musicais brasileiras com circulação na Europa e no documentário “Obá Obá Obá”, com direção de Vincent Moon e Benjamin Rassat e lançamento na França.
“Somos sobreviventes em um cenário musical que desafia a capacidade de persistir no sonho de cantar nossas vidas e histórias do jeito que a gente gosta, com a nossa própria identidade”, comenta Denilson Novo.
Atualmente a banda é formada por Clóvis Rodrigues, vocalista que assina a maioria das composições dos Tucumanus, Denilson Novo na guitarra e voz, Neil Armstrong Jr na guitarra, Mário Ruy no baixo e voz, Matheus Simões na bateria, Álvaro Jesus no trompete e Francisbone no trombone.