Search
Close this search box.

Basa abre as portas para financiamento de produção de farinha de Alvarães

Representantes dos órgãos estiveram na comunidade Santa Luzia do Catuiri para levar informações relacionadas a crédito rural
FOTO: Divulgação/Idam

Alvarães (AM) – O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com o Banco da Amazônia (Basa), realizou, na terça-feira (04/07), uma ação na comunidade Santa Luzia do Catuiri, no município de Alvarães (distante 531 quilômetros de Manaus), com o objetivo de informar os produtores familiares quanto a linhas de crédito para financiamento na produção de farinha de mandioca.

“Foram tratados assuntos sobre o financiamento do crédito rural do Basa, como documentos necessários, uma vez que esta mobilização é somente para o Banco realizar a devida pesquisa destes comunitários, sobre sua situação nos sistemas de crédito e sobre os projetos que serão realizados com os técnicos da equipe do Idam de Alvarães”, explicou o gerente da unidade local do Instituto no município, Marcos Castro.

Ainda segundo Castro, a ação contou com a participação de 21 agricultores familiares da comunidade. Ainda para este mês, uma nova visita à comunidade será realizada entre os dias 24 e 28 de julho, para dar continuidade ao que foi realizado nesta semana.

Cartão do Produtor

O Cartão do Produtor Primário é um benefício do Governo do Estado destinado, exclusivamente, à pessoa física que exerça a atividade de produção rural, regulamentado pela Lei Estadual n° 2.826, de 29 de setembro de 2003.

O benefício concede isenção de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos para o uso na produção de atividades agropecuárias, pesqueiras e florestais, no Amazonas; proporciona desconto de energia elétrica junto à operadora, mediante o cadastro e a vistoria da empresa de energia elétrica; durante o processo de aposentadoria, o Cartão do Produtor é um dos documentos solicitados que comprova o exercício da atividade em agricultura, extrativismo, criação ou pesca.

CAF

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar (cooperativas agropecuárias e associações rurais).

A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *