Manaus (AM) — A Base Fluvial Tiradentes foi deslocada, nesta terça-feira (3/10), para o médio Rio Negro, no Amazonas. A estrutura vai reforçar as fiscalizações e combater o narcotráfico na região, principalmente entre os municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, municípios 399 e 631 quilômetros distante de Manaus, respectivamente, segundo o secretário executivo adjunto de Operações (Seaop), coronel Algenor Teixeira.
A base da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F) da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A unidade vai operar com um efetivo da PMAM, em conjunto com o policiamento já existente, realizado pela 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).
Para atuar em conjunto com a Base, será enviada, ainda, uma lancha blindada, que vai auxiliar as equipes durante as abordagens. De acordo com o coronel Algenor, a determinação do secretário, coronel Vinícius Almeida foi para que as ações das Forças de Segurança fossem otimizadas na região entre Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.
“Nós realizamos uma reunião estratégica operacional e decidimos movimentar a Base Fluvial Tiradentes para ficar localizada entre Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, para atuar em cima desses crimes que estão acontecendo naquela região. Nós esperamos com isso minimizar ou zerar ocorrências desse tipo na região”, informou o secretário executivo.
O secretário informou, ainda, que a Base vai permanecer na região por tempo indeterminado.