Manaus (AM) — O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcou às 12h31 deste domingo na capital amazonense, onde se reunirá com cientistas e lideranças indígenas. O desembarque ocorreu no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e, no mesmo local, o chefe de Estado embarcou em um helicóptero da Força Aérea norte-americana para um sobrevoo pela Floresta Amazônica.
Quem acompanhou o presidente no sobrevoo foi o cientista brasileiro Carlos Nobre, referência mundial em mudanças climáticas. Após sobrevoar a floresta, Biden visitará o Museu da Amazônia (Musa), onde será recepcionado pelo diretor-geral da entidade, Filippo Stampanoni. O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Henrique dos Santos Pereira é quem vai acompanhar o chefe de Estado em uma visita guiada pelo local.
Durante a passagem por Manaus, Didem deve ser reunir com três mulheres que exercem papel de liderança do movimento indígena, sendo Altaci Kokama, do Amazonas; Kelliane Wapichana, de Roraima; e Simone Xerente, do Tocantins.
O presisente se reúne, ainda, com a pesquisadora do Inpa, Camila Ribas, e o CEO da Mombak, startup especializada em créditos de carbono gerados por meio do reflorestamento, Peter Fernandez.
Após o cumprimento de agenda em Manaus, o presidente dos Estados Unidos segue, ainda na tarde deste domingo, para o Rio de Janeiro.