Search
Close this search box.

Blitz TCE realiza primeira inspeção em escola pública de Manaus

Após denúncias, dez auditores técnicos estiveram na Escola Estadual Solon de Lucena

Manaus (AM) – A equipe do Blitz TCE realizou, na manhã desta sexta-feira (15/3), a primeira inspeção no âmbito da educação pública desde o lançamento do programa. Dez auditores técnicos estiveram na Escola Estadual Solon de Lucena, localizada na avenida Constantino Nery, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus. 

Conforme a chefe do Departamento de Auditoria em Educação do TCE-AM, Adrianne da Silva Freire, o objetivo da visita surpresa teve como foco apurar denúncias recebidas pelos canais de comunicação do Blitz TCE por supostas irregularidades, entre elas a de que obras inacabadas estariam obrigando um sistema de rodízio de aulas, forçando a instituição a utilizar o sistema de ensino híbrido em algumas turmas. 

“Diante da gravidade da situação, desses indícios de que os alunos estavam tendo prejuízo nas aulas, entendemos necessário acionar a Blitz e virmos até aqui com a equipe do Tribunal e constatar que realmente há um modelo híbrido sendo utilizado devido a uma manutenção em andamento em algumas salas de aula da instituição de ensino”, afirmou a chefe de departamento. 

Ainda segundo Adrianne Freire, a gestora em exercício da escola relatou que durante a manutenção dos equipamentos de ar-condicionado, foi constatado que seria necessário também uma reforma no sistema de fiação elétrica da escola, demandando assim mais tempo  para a finalização do procedimento, o que explicaria a necessidade de alguns alunos ficarem em sistema híbrido, assistindo as aulas em casa pelo Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação. 

“O que a gente quer aqui, com a Blitz, é que as aulas voltem ao normal, que todas as salas venham a operar, que os alunos tenham aulas de forma presencial. Fizemos toda a coleta de dados, agora a gente vai se reunir, emitir um relatório, adotando todos os procedimentos adequados para fomentar e incentivar os gestores a resolver a situação dessa escola”, concluiu. 

Também durante as inspeções, os integrantes da equipe fiscalizaram desde a infraestrutura da escola, entre salas de aula, banheiros, cantina e áreas comuns, até a disponibilidade de alimentos no depósito, entre outros. 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *