Search
Close this search box.

Boi Garantido cria escola e vira referência na arte de produzir grandes festivais

Foto: Divulgação

Parintins (AM) – Uma aula de cultura e produção de espetáculos foi o que uma caravana de artistas e produtores culturais da cidade de Porto de Moz, do Pará, teve a oportunidade de receber na quinta-feira (21), na Cidade Garantido, a sede do Boi da Baixa do São José, em Parintins. O município paraense, localizado a 416km de Belém, realiza desde 2017 o Festival Encontro das Águas, que tem um formato parecido com o festival parintinense, com duas agremiações rivais, que se confrontam, assim como Garantido e o contrário.

Na visita à Cidade Garantido, o grupo de visitantes recebeu carga completa de todas as disciplinas. Em cada área, os diretores do Garantido falaram aos atenciosos expectadores. Hellen Veras (1º diretor administrativo), Lea Costa (1ª diretora social), Fran Canto (1º diretor secretário) e ainda com a ajuda do Secretário de Cultura de Parintins, Ray Santos, cada um explanou um pouco de como está organizada a gestão que tem à frente Fred Góes e Marialvo Brandão.

A comitiva paraense tinha representantes dos dois antagonistas do festival de Porto de Moz: diretores dos Grupos Folclóricos Rio Xingu e Rio Amazonas, protagonistas do Festival Encontro das Águas. Pelo Xingu, estavam a presidente da Agremiação, Paula Gama, o coreógrafo Samuel Tiago e a Secretária Luciana Guimarães. Pelo Amazonas, estavam o presidente Marlesson Duarte e membros da Comissão de Artes, Caio Solto e Luziane Souza. O Secretário de Esporte e Cultura de Porto de Moz, George Willian também integrou a comitiva que era chefiada pelo prefeito da cidade, Berg Campos.

Eles visitaram os galpões e, no auditório “Vavazinho”, assistiram a um vídeo sobre o tema de 2024, “Segredos do Coração”, que o Garantido vai materializar na arena do Bumbódromo, no fim de junho. O apresentador Israel Paulain e o levantador de toadas David Assayag fizeram uma apresentação musical, com voz e violão. Ao final houve a troca de lembranças entre Boi Garantido, Grupo Folclórico Rio Xingu e Grupo Folclórico Rio Amazonas.

Para o presidente Fred Góes, a interação com o município paraense é uma demonstração da força cultural da Amazônia. “Para nós é uma satisfação saber que nossa cultura permitiu esse sentimento de criatividade cultural na Amazônia. Nós fizemos questão de mostrar para nossos visitantes um pouquinho dos Segredos do Coração”, disse Fred Góes.

O prefeito de Porto de Moz, Berg Campos, destacou que o conhecimentos adquirido na visita vai contribuir para o crescimento do Festival Encontro das Águas, assim como a própria cultura de Porto de Moz. “A gente veio aprender com quem sabe fazer, com quem faz muito bem e tem uma história fazendo festivais culturais. Saio daqui muito encantado com tudo que vi. Tenho certeza, pra mim enquanto gestão municipal, quanto para as diretorias dos grupos que aqui vieram, saímos daqui com muitas informações de como fazer e fazer da forma correta”, pontuou Berg.

Aprendizado

Paula Gama, presidente do Grupo Rio Xingu, ressaltou o sentimento de gratidão por ter um momento de troca de experiências. “Nossa cidade começou um festival há seis anos e nossa inspiração sempre foi Parintins. Então, hoje eu estou realizada, levando muitas informações importantes para que possamos fazer na nossa cidade, em prol do nosso festival”, destacou ela.

O presidente do Grupo Rio Amazonas, Marlesson Solto, disse que foi uma experiência incrível e volta para sua cidade carregando um pouco do Festival de Parintins. “Eu já imaginava que o Festival de Parintins era grandioso, mas não imaginava que chegasse a essa magnitude. Estou encantado, sou uma outra pessoa saindo daqui. Muitas ideias que eu tinha sobre cultura, que nós trabalhávamos em nosso município, se ampliou a partir do momento quando nós vimos a forma como se trabalha, na organização, principalmente o amor que o parintinense tem pela cultura. Estou indo uma pessoa transformada”, relatou Marlesson.

O VI Festival Encontro das Águas de Porto de Moz acontece nos dias 13 e 14 de julho. Os grupos Rio Xingú e Rio Amazonas devem se apresentar com cerca de 1.200 figurantes, cada um.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *