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BR-319: ponte sobre o Rio Curuçá começa a ser reconstruída quase 11 meses após desabar

A ponte desabou em setembro de 2022 e deixou cinco mortos e 14 feridos. A ponte sobre o Rio Autaz Mirim também será reconstruída
Foto: Diculgação

Manaus (AM) — Quase onze meses após desabamento que deixou cinco mortos e 14 feridos, a ponte sobre Rio Curuçá, no quilômetro 23 da BR-319, no município de Careiro de Careiro da Várzea, no Amazonas, já começou a ser reconstruída. As obras já estão na fase de fundação, que consiste na cravação das “camisas” metálicas, segundo informações divulgadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).  

Conforme o DNIT, a partir da cravação das “camisas” metálicas, será possível executar a montagem das armaduras para, em seguida, iniciar a fase de colocação das estacas de fundação. Ainda segundo o órgão, o clima será um dos principais aliados para a agilidade à obra, uma vez que, com o verão amazônico, há a diminuição de chuvas no Estado.

“Considerando que o período seco coincide com a vazante dos rios, será possível maior intensidade na execução das obras”, informou o DNIT por meio de nota.

Ponte Autaz Mirim

Além da ponte sobre o Rio Curuçá, o projeto para a reconstrução ponte sobre o Rio Autaz Mirim, que desabou 10 dias após o desabamento da ponte sobre o Rio Curuçá, também já está prestes a sair do papel. A empresa responsável pelo trabalho de infraestrutura já está mobilizada com canteiro de obras na área do empreendimento, localizado no quilômetro 25 da BR-319, segundo o DNIT.

No período de reconstrução das pontes, o DNIT informou que as travessias nos locais ocorrerão com o auxílio de balsas  

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