São Paulo (SP) — Neste domingo (22/10), a atleta Raicca Ventura faturou a medalha de prata na prova do skate park dos Jogos Pan-Americanos, disputados em Santiago (Chile). Após sofrer algumas quedas nas primeiras tentativas, a brasileira acertou a última volta, somou 82,54 pontos, conquistando a segunda posição. A canadense Fay Ebert (com 84,66 pontos) foi ouro e a norte-americana Bryce Wettstein (79,95 pontos) garantiu a medalha de bronze.
“Foi com emoção mesmo. Tinha a estratégia de passar a primeira volta mais simples e mais segura, mas acabei errando. Então, resolvi ir para as manobras mais difíceis, só que errei também na segunda volta. Só precisava de uma chance na terceira volta, concentrei nela e deu tudo certo. Estou muito feliz com essa medalha de prata, ainda mais por ser a primeira vez do skate aqui no Pan”, declarou a brasileira.
Raicca, de apenas 16 anos, é a quarta atleta mais nova da delegação nacional no torneio e estreou junto com a modalidade nos Jogos Pan-Americanos. A paulista de Santo André já vinha de um quarto lugar na última etapa do Campeonato Mundial desse ano, em Roma (Itália).
Antes dela, no último sábado (21/10), o Brasil já havia conquistado uma dobradinha no street feminino, com Rayssa Leal sendo campeã e Pâmela Rosa ficando com a prata, e o título entre os homens no street com Lucas Rabelo. A partir das 16h30 (horário de Brasília) deste domingo, Augusto Akio será o Brasil na final do skate park nos Jogos Pan-Americanos.
Ginástica e taekwondo
O time masculino de ginástica artística do Brasil levou a medalha de bronze na final por equipes. Na noite do último sábado (21), Bernardo Miranda, Diogo Soares, Patrick Sampaio, Yuri Guimarães e Arthur Nory cravaram 245.394 pontos. O ouro ficou com os Estados Unidos (249.860 pontos) e a prata com o Canadá (246.794). O Brasil disputa, na tarde deste domingo, a partir das 18h08 (horário de Brasília), a final por equipes no feminino na ginástica artística.
Já no taekwondo a primeira conquista verde e amarela na capital chilena veio com Paulo Ricardo. O atleta, que já havia sido medalhista de bronze nos Jogos de Lima (Peru) em 2019, repetiu o feito em Santiago na categoria até 58 quilos.
Agência Brasil