Iranduba (AM) — Nesta semana, Caapiranga e Iranduba (134 e 27 quilômetros distantes de Manaus, respectivamente) contabilizaram a vacinação de 540 animais bovinos e bubalinos durante a 1ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que termina na próxima terça-feira (30/04). A imunização foi viabilizada pelas Unidades Locais (UnLocs) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Amazonas (Adaf).
Do total de vacinados, 59 bovinos foram registrados em Caapiranga, onde a imunização atendeu o rebanho de pecuaristas da comunidade Campina. Na ocasião, além da vacinação, técnicos do Idam também realizaram uma Demonstração de Métodos (DM) destinada aos criadores de animais sobre vacinação e castração dos animais.
“Durante nossa estadia na comunidade, oito pecuaristas foram beneficiados com a imunização dos rebanhos”, informou o analista técnico agropecuário do Idam Romildo Augusto de Souza, que esteve na ação, realizada na última quarta-feira (24/04), com o gerente da UnLoc Idam/Caapiranga, Júlio Franco.
Bubalinos
Já em Iranduba, a vacinação aconteceu na Fazenda Vitória, localizada na Ilha do Muratu. A ação, que aconteceu na terça-feira (23/04), imunizou 481 bubalinos da localidade. Na ocasião, os técnicos do Idam reforçaram a importância da vacinação e, também, orientaram o público sobre os serviços disponibilizados pelo instituto.
Alerta
A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa acontece até a próxima terça-feira, 30 de abril, no Amazonas. Informações e orientações sobre o imunizante e como adquiri-lo podem ser obtidas nas 75 Unidades Locais e postos avançados do Idam distribuídos em todo o estado.