Search
Close this search box.

Café produzido em Apuí abastece unidade fabril da 3 Corações, em Manaus

O grão foi adquirido da produtora rural Eliane Maleski, do sítio Santa Catarina, que é assistido pelo Projeto Prioritário (PP) do Café do Idam.
Foto: Divulgação

Apuí (AM) — Quase 17 toneladas de café produzidas em Apuí, município 453 quilômetros de Manaus, abasteceram a unidade do Grupo 3 Corações na capital amazonense. O grão foi adquirido da produtora rural Eliane Maleski, do sítio Santa Catarina, que é assistido pelo Projeto Prioritário (PP) do Café do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). 

O escoamento da matéria-prima contou com o apoio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), que também prestam assistência à produtora, além do próprio Idam. Ao todo, as 16,8 toneladas de café, distribuídas em 280 sacas de 60 quilos, desembarcaram em Manaus, na quinta-feira (06/06), e do Porto do Cimento seguiram direto para unidade fabril do grupo 3 Corações.

Para o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, a venda do café comercializado à 3 Corações é resultado das boas práticas adotadas pelos cafeicultores amazonenses, em relação ao cultivo de café. Ele acrescentou, ainda, que o apoio do Idam aos trabalhadores atuantes na cultura, por meio do PP do Café, é uma determinação do governador Wilson Lima, voltada para a assistência a produtores de 12 municípios, incluindo Apuí, tem sido fundamental para o impulsionamento da atividade cafeeira no estado e qualidade da matéria-prima.

“A cafeicultura tem sido um dos destaques do setor primário amazonense, principalmente, porque os cafeicultores estão antenados com as metodologias e tecnologias voltadas à atividade. O empenho, inclusive, já reflete no desempenho da cultura, que tem sido responsável pelo emprego e renda de quase 900 cafeicultores assistidos pelo Idam”, disse Alvino, ao pontuar que o Amazonas conta com 797,6 hectares de área plantada e produção, em 2023, de pouco mais de 839 toneladas do grão.

Essa é a segunda vez que a produção do sítio Santa Catarina atende à demanda da 3 Corações, segundo a produtora rural Eliane Maleski. “Em 2023, conseguimos atender à demanda do grupo com 150 sacas de café e, neste ano, quase que dobramos a quantidade. Inclusive, já estamos trabalhando para, em 2024, alcançarmos 500 sacas”, disse. 

Histórico

Atualmente, o Sítio Santa Catarina conta com 100 mil pés de café. A propriedade é assistida pelo PP do Café desde 2022, quando iniciou os trabalhos voltados à cafeicultura.  

“O acompanhamento foi iniciado há dois anos, com a análise de solo da propriedade e, na sequência, toda a assistência técnica foi e está sendo prestada à propriedade em todas as etapas, do cultivo ao escoamento da produção. Com isso, é uma grande satisfação ver os resultados obtidos”, ressaltou o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Apuí, João Hilário. A aquisição das mudas é realizada pela ADS, com recursos da Sepror.  

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *