Manaus (AM) – O ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (União Brasil), será nomeado oficialmente como secretário de Estado de Cultura do Amazonas nesta terça-feira (4). A confirmação da nomeação, feita após reunião com o governador Wilson Lima na segunda-feira (3), põe fim às especulações sobre seu futuro político desde o início do ano.
Caio André assume a pasta no lugar de Cândido Jeremias, que estava interinamente no cargo desde outubro de 2023, após a saída de Apolo Muniz. Com a mudança, a expectativa é que o novo secretário implemente novas diretrizes e projetos para fortalecer o setor cultural no estado.
A nomeação ocorre após um revés político: Caio André não conseguiu a reeleição para vereador nas eleições de 2024. Apesar de a próxima legislatura da CMM contar com a menor renovação da história – apenas 13 novos nomes entre as 41 cadeiras –, o então presidente da Casa não obteve sucesso em sua campanha. Sua derrota foi uma das mais apertadas do pleito, perdendo por apenas 62 votos para a Professora Jacqueline (União Brasil), que garantiu sua reeleição.
Agora, à frente da Secretaria de Cultura, Caio André encara o desafio de comandar uma das áreas estratégicas do governo estadual, com a missão de impulsionar a cultura e valorizar as manifestações artísticas do Amazonas.