Search
Close this search box.

Câmara Municipal de Manaus promove inclusão de PCDs no quadro de servidores

Os profissionais atuam diariamente em diversos setores da Casa Legislativa com participação importante nos trabalhos
Foto: Divulgação Dircom

Manaus (AM) – A Câmara Municipal de Manaus (CMM), tem ido além das suas atribuições oficiais, de criar Leis e fiscalizar o Executivo, também assume compromissos sociais que beneficiam a sociedade, promovendo acessibilidade, incluindo no seu quadro de servidores Pessoas com Deficiência ou mobilidade reduzida. Além dos servidores da Casa cada gabinete tem, em seu quadro, uma pessoa com deficiência.

A iniciativa ganha ainda mais valor em períodos como o da campanha “Setembro Verde”, mês da luta pela inclusão das Pessoas com Deficiência. Nesta quinta-feira (21/09), celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Na CMM elas estão em gabinetes, nas diretorias administrativas da Casa Legislativa e até na segurança, como é o caso do agente de portaria Cláudio Ribeiro, colaborador terceirizado da CMM. Conhecido por todos, Cláudio auxilia na segurança da entrada do prédio e no ordenamento do plenário Adriano Jorge.

Quem trabalha diretamente com o agente de portaria elogia o empenho do servidor. “De forma geral, ele é uma pessoa que realiza o seu trabalho com presteza. Para nós tem sido uma alegria, espero que ele continue”, disse o subgerente de segurança da CMM, Ricardo Souza.

Há dois meses o fotógrafo Mauro Pereira, deficiente auditivo, ingressou no quadro de colaboradores da Diretoria de Comunicação Jornalista Haroldo Furtado (Dicom), da Câmara Municipal. O fotógrafo conta que a experiência na Casa Legislativa está sendo importante para o seu crescimento profissional.

“Eu me sinto bastante confortável trabalhando aqui. Quando a gente tem uma certa dificuldade na comunicação, como nós temos três intérpretes de Libras, eles me acompanham para facilitar a comunicação. No início eu fiquei bastante nervoso, como eu nunca tinha feito foto assim, jornalística, eu me senti um pouco assustado. Mas a equipe me passou confiança”, relatou Mauro.

O diretor de Comunicação da CMM, Mário Marinho, explica que a gestão do presidente da Câmara Municipal, vereador Caio André (Podemos), é inclusiva na sua totalidade.

“Nós incluímos a Libras nos nossos jornais, intérpretes de Libras na nossa programação e a chegada do Mauro, que é um fotógrafo talentoso, vem para coroar esse trabalho que nós estamos desenvolvendo aqui na Câmara Municipal de Manaus”, enfatizou o diretor.

Inclusão na programação – Com o objetivo de trazer mais acessibilidade e informação, a TV Câmara Manaus, incluiu intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libra) durante a exibição do telejornal Bom Dia Câmara, que estreou na grade de programação em agosto. A inserção é inédita no telejornalismo manauara e marca a estreia da nova programação do canal legislativo.

Além do matinal, o jornal das 18h, “CMM Notícias”; e o boletim informativo “Momento Câmara” também contarão com interpretação em Libras.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *