Manaus (AM) – Coroando campanhas sólidas e invictas, o Amazonas FC conquistou os primeiros títulos nas categorias de base de sua história na tarde desta quarta-feira (15), no Estádio Carlos Zamith. As equipes sub-14 e sub-16 da Onça-pintada superaram Fast Clube e São Raimundo, respectivamente, e sagraram-se campeãs do Campeonato Amazonense.
Barezinho sub-16
O primeiro campeão da tarde e da história da base do clube foi o time sub-16, comandado por Renato Abrantes. Com três gols de Emanuel, um de Ibson Jr. e um de Vinícius, o Amazonas goleou o São Raimundo por 5 a 1. Luis Fernando descontou para o adversário.
Campeão estadual inédito, o Amazonas FC será o representante do futebol amazonense na Copa do Brasil sub-17 de 2024.
O jogo
Logo no primeiro minuto, a primeira chegada da Amazonas. Ibson Jr cobrou falta da intermediária e já fez o goleiro adversário trabalhar. Aos 20 minutos, o camisa 7 abriu o placar em belíssima jogada individual. Ele pegou a sobra de uma bola afastada da entrada da área, limpou a jogada passando por dois marcadores, ajeitou pra perna direita e mandou um balaço no canto do goleiro. Caminho aberto para o título.
Em nova participação de Ibson Jr, saiu o segundo gol aurinegro aos 26 minutos. Desta vez cobrando falta da intermediária, o levantamento do meia foi preciso para Emanuel completar na pequena área para o fundo das redes. Aos 36 minutos, Luís Fernando diminuiu para o São Raimundo, em cobrança de pênalti.
Na volta do intervalo, aos três minutos, Vinícius arrancou em velocidade pela esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro, Emanuel fechou na pequena área e empurrou pro gol, fazendo o segundo na partida, o terceiro da Onça-pintada.
Aproveitando os espaços deixados pelo adversário pelo lado esquerdo, o Amazonas manteve o ritmo e transformou a vitória em goleada aos 18 minutos. Em jogada idêntica ao terceiro gol, Vinícius cruzou para Emanuel se jogar de carrinho e marcar o terceiro dele no jogo. Já aos 29 minutos, o goleiro Samuel deu um belo lançamento pra frente, a bola quicou por cima do marcador e chegou em Vinícius, que tocou com muita categoria de cobertura e fez o quinto do Amazonas, já em clima de festa no Zamith.
A campanha do título
A caminhada do Amazonas na competição foi invicta, com sete vitórias e um empate. O clube passou da primeira fase como líder do grupo A, com 16 pontos, superou Recanto, RB do Norte e São Raimundo no mata-mata. O time terminou com o melhor ataque, com 32 gols marcados, e a melhor defesa, com apenas três gols sofridos. De quebra, Samuel foi eleito o melhor goleiro da competição.
Barezinho sub-14
Pra fechar a tarde iluminada das Feras da Base, o time sub-14, dirigido por Dennys Mello, venceu o Fast Clube por 1 a 0 e também levantou a taça da categoria pela primeira vez. O gol do título aurinegro saiu dos pés do artilheiro Arthur, em cobrança de pênalti.
O jogo
O Amazonas começou tomando a iniciativa do jogo, não conseguiu furar o bloqueio do Fast, mas fez jus à condição de melhor defesa e não ofereceu espaços ao adversário . Quando a primeira etapa caminhava para um empate sem gols, Marquinhos sofreu pênalti e deixou a responsabilidade nos pés de Arthur. O artilheiro aurinegro na competição deslocou o goleiro, bateu no canto rasteiro esquerdo e anotou o sexto gol na competição, aos 29 minutos.
A segunda etapa permaneceu equilibrada e truncada, sem alterações no placar. Veio o apito final e o Amazonas soltou o grito de “campeão” pela segunda vez na tarde.
A campanha do título
O sub-14 finalizou a campanha com seis vitórias e um empate. Na primeira fase, passou como líder do grupo B, com 10 pontos. É a melhor defesa da competição, foram apenas dois gols sofridos. Mikael levou pra casa o troféu de melhor goleiro da competição. O ataque produziu 15 gols.