Manaus (AM) – A superintendência do Ibama no Amazonas cumpriu, na manhã deste domingo (30), a decisão judicial do juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante, que concedeu a guarda provisória da capivara Filó ao fazendeiro e tiktoker Agenor Tupinambá. Após soltura, o animal foi levado ao aeroclube de Manaus, de onde será transportado de avião para o município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus).
Acompanhado de advogados e da deputada estadual Joana D’arc, Agenor chegou à sede da Ibama, localizada no Distrito Industrial, zona Sul de Manaus, às 8h, na esperança da liberação do animal. No entanto, devido aos trâmites burocráticos, a capivara Filó só foi liberada depois das 11h.
Por conta da demora na liberação, muitas pessoas se concentraram na frente da superintendência do órgão, com cartazes, carro de som e clamavam pela soltura de Filó. A Polícia Federal chegou a enviar uma equipe ao local para manter a segurança no local.
Por volta das 10h30, os agentes da PF liberaram a entrada do carro da deputada Joana D’arc, tipo picape, para, finalmente, fazer o transporte do animal até o aeroclube de Manaus, de onde deve partir o avião que levará a capivara Filó ao seu habitat natural.
CONFIRA A DECISÃO JUDICIAL: