Search
Close this search box.

‘Carimbadores’ que passavam HIV para crianças durante estupros são soltos em Manaus

(Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Rodrigo Santos e Victor Higor, conhecidos como “carimbadores”, suspeitos de transmitir HIV para crianças durante estupros, foram soltos após uma falha no sistema de monitoramento da justiça do Amazonas.

De acordo com informações, o caso veio à tona após a ex-delegada de proteção à criança e ao adolescente, Joyce Coelho, ser exonerada, deixando um vácuo no acompanhamento dos prazos processuais.

Ainda segundo não houve uma transição adequada de informações entre a antiga e a nova titular Juliana Tuma, da DEPCA, delegacia responsável pelos casos urgentes.

A prisão temporária é uma medida cautelar, com prazo limitado, destinada a possibilitar a investigação de crimes graves. Ela pode ser decretada quando há indícios suficientes de autoria e materialidade do delito, além de situações específicas, como a possibilidade de obstrução das investigações ou ameaça à ordem pública. Já a prisão preventiva é uma medida mais abrangente, que visa garantir a ordem pública, a instrução criminal ou a aplicação da lei penal. Ela pode ser decretada em diversos estágios do processo, desde a fase de inquérito até o julgamento final, e não possui um prazo pré-determinado, podendo perdurar até o final do processo, caso persistam os fundamentos que a justifiquem. No caso dos “carimbadores” em Manaus, a ex-delegada Joyce Coelho havia solicitado a prorrogação das prisões temporárias dos acusados, indicando a necessidade de mais tempo para a conclusão das investigações. No entanto, devido à sua exoneração e à suposta falta de comunicação eficaz entre a antiga e a nova delegada, os prazos legais não foram devidamente monitorados, resultando na soltura dos acusados.

Os suspeitos foram presos no dia 10 de maio de 2024, acusados de pedofilia, estupro de vulnerável e de terem contaminado propositalmente pessoas com o vírus HIV em Manaus.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *