Manaus (AM) — O Carnaboi 2024 levou 38 mil pessoas ao Centro de Convenções Studio 5, localizado no Distrito Industrial, zona Sul da capital. Realizado nas noites da última sexta-feira (9/2) e sábado (10/2), o evento reuniu artistas dos bois Caprichoso e Garantido, que colocaram os ‘foliões’ para dançar o ‘dois pra lá e dois pra cá’. A festa chegou a ser transmitida pela TV e internet.
Na primeira noite do evento, o público estimado foi de 17 mil, enquanto na segunda noite 21 mil pessoas prestigiaram o evento, que faz parte da programa Carnaval na Floresta, uma iniciativa do Governo do Amazonas.
Presente à festa, o vice-governador Tadeu de Souza lembrou que o Carnaboi é o pontapé inicial da temporada bovina, que culmina com o Festival Folclórico de Parintins, em junho. “A festa de Parintins é uma festa nacional e a Rede Amazônica ajuda complementando e dando capilaridade em toda a região Norte, em todo o Brasil. A gente, hoje, tem a festa Momesca adicionada com a pitada, com a arte de Parintins. Aqui é um aperitivo do que vai ser Parintins em junho, dia 28, 29 e 30”, afirmou o vice-governador.
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, e o Carnaboi é uma pequena mostra do que é realizado em Parintins e lembrou que a perspectiva para 2024 é realizar um festival ainda maior do que os que foram registrados nos últimos anos.
“Já não há mais ingressos à venda, os espetáculos da arena já estão sendo montados, os bois estão aí se preparando, então, certamente, vai ser um ano histórico, o que é importante para a economia da cultura e para a valorização do nosso estado”, afirmou Marcos Apolo.
Apresentações
A segunda noite do Carnaboi contou com as apresentações do Grupo Toada e Robson Jr., Paulinho Viana e Márcio do Boi, P.A. Chaves e Carlos Batata, Fabiano Neves e Klinger Jr., Israel Paulain e Leonardo Castelo, Prince do Caprichoso e Edmundo Oran, David Assayag e Canto da Mata, além de Jr. Paulain.
Além das apresentações, aconteceu um ‘show’ comandado pelos apresentadores dos dois bumbás, Edmundo Oram e Israel Paulain, com direito à Marujada de Guerra do Caprichoso e Batucada do Garantido juntas no palco, se revezando enquanto cantores e itens dos dois bumbás também revezavam suas entradas no palco.
O show especial teve direito a apoteose com um raro momento de Edmundo e Israel cantando juntos e os dois bumbás igualmente evoluindo juntos no palco, com itens dois bois dançando ao som de uma toada “neutra”, composta especialmente para o evento.