Manaus (AM) – Suspeito de realizar uma série de furtos de fios, um casal foi detido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), nesta terça-feira (11/6), em uma área de mata ao lado do complexo viário Gilberto Mestrinho, na interseção das zonas Sul, Centro-Sul e Leste, que serve de interligação entre as avenidas Cosme Ferreira, André Araújo, Efigênio Salles e Rodrigo Otávio.
De acordo com a Guarda Municipal, o casal se escondia na mata para queimar a fiação furtada e extrair o cobre, visando a venda do material.
As autoridades, que estão intensificando o combate a esse tipo de furto, conseguiram deter o casal no momento em que realizava a retirada do cobre para venda. Além disso, o suspeito, que havia fugido no último dia 10 de junho, foi capturado. Os dois foram encaminhados para o 14° Distrito Integrado de Polícia (DIP) por envolvimento nos furtos de fios no viaduto Gilberto Mestrinho.
A ação reflete o esforço contínuo para impedir o furto de fios e proteger a infraestrutura pública da cidade. A Guarda Municipal reitera o pedido de apoio à população, que ao observar pessoas em atitudes suspeitas perto de postes entre em contato pelo número 153. O grupamento de pronta resposta da Guarda Municipal realizará a abordagem necessária.
Evolução
Criada no dia 15 de junho de 1949, por meio da Lei nº 132, inicialmente recebeu a denominação de Guarda Municipal de Parques e Jardins. Ao longo dos anos, sofreu inúmeras mudanças na sua parte estrutural e de atuação. O primeiro concurso aconteceu em 1989 e o último em 2012.
A Emenda Constitucional nº 123, de 16 de junho de 2021, consentiu à Guarda Municipal o porte de arma de fogo, alterando o artigo 125 da Constituição Estadual. Já a EC nº 124, de 16 de junho de 2021, passou a tratar a Guarda Municipal como órgão de Segurança Pública. Em 23 de novembro desse mesmo ano, a Lei nº 2.811 instituiu a Corregedoria-Geral e a Ouvidoria da GMM, órgãos permanentes, de apoio e execução da guarnição.