Manaus (AM) – Apontado como personal trainer da ex-sinhazinha do Boi Garantido Djidja Cardoso, morta há uma semana, Hatus Moraes Silveira não possui registro do Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região – CREF8/AM-AC-RO-RR e já foi denunciado por exercício ilegal da profissão.
Por meio de nota, o presidente do CREF8/AM-AC-RO-RR, Johnson Furtado, informou que as matérias veiculadas na imprensa apontam, erroneamente, Hatus Silveira como “personal trainer”.
“O CREF8/AM-AC-RO-RR esclarece que, diferentemente do noticiado, Hatus Moraes Silveira não pode ser identificado como ‘personal trainer’, posto que não possui formação em Educação Física e registro profissional junto ao Conselho, requisitos previstos na Lei Nº 9.696/98”, esclareceu o conselho em nota.
O CREF8/AM-AC-RO-RR ressaltou, ainda, que, em 2022, recebeu denúncias de que Hatus Moraes Silveira estaria exercendo ilegalmente a profissão e, após realizar ação de fiscalização, encaminhou o caso para a Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor (Decon).
Ainda de acordo com a nota, o CREF8 solicita que seja necessária a correção das informações veiculadas e a desvinculação das ações da profissão de educação física, pois “tal abordagem gera danos à imagem e credibilidade daqueles que atuam legalmente”.
Ao fim da nota, o CREF8/AM-AC-RO-RR reforçou a posição de órgão fiscalizador da profissão de educação física, cumprindo a legislação Federal no que concerne à orientação da prática de atividade física, protegendo a saúde e integridade física da sociedade.