Manaus (AM) – Neste domingo (11), quando se celebra o Dia das Mães, os cemitérios públicos de Manaus estarão preparados para receber milhares de visitantes em clima de homenagem e reflexão. A data é a segunda de maior movimentação nos campos-santos da cidade, perdendo apenas para o Dia de Finados.
Com ações distribuídas entre a área urbana e a zona rural, a estrutura inclui serviços de limpeza, manutenção, segurança, apoio médico, celebrações religiosas e logística especial. O objetivo é proporcionar acolhimento e garantir que as famílias possam prestar suas homenagens com tranquilidade e dignidade.
A mobilização está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que organizou o funcionamento de todos os dez cemitérios públicos da capital. No maior deles, o Nossa Senhora Aparecida, na zona Oeste, serão celebradas missas às 8h e 16h, além de atividades promovidas por grupos evangélicos.
Outros cemitérios também terão programações religiosas. No São João Batista, por exemplo, haverá missas às 8h e 9h30, e apresentação musical do gari e cantor Clóvis Santos. Missas em horários variados também estão previstas nos cemitérios Santa Helena, São Francisco, Santo Alberto e Piedade.
Na zona rural, cemitérios como Santa Joana (Puraquequara), São José (Jatuarana), Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Conceição (Lajes) passaram por limpeza, pintura, iluminação e contarão com suporte logístico, incluindo transporte fluvial para urnas.
A estrutura de apoio inclui tendas, cadeiras, banheiros químicos, Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e agentes do IMMU para organizar o trânsito. A entrada de veículos será limitada a idosos, gestantes, PcDs e cortejos. Os portões abrirão às 6h e fecharão às 18h, com permanência permitida até a última visita.
Segundo o secretário da Semulsp, Sabá Reis, a iniciativa segue determinação do prefeito David Almeida para garantir o acolhimento das famílias. “Essas ações refletem o respeito com que tratamos a memória dos que partiram e o cuidado com os que ficam”, declarou.