Manaus (AM) – Durante a chuva intensa registrada na manhã deste sábado (16/12), uma árvore centenária caiu sobre a fiação elétrica e provocou a suspensão no fornecimento de energia na área central de Manaus. Mais três deslizamentos também foram registrados nas zonas Oeste e Leste da capital.
Segundo testemunhas, a árvore caiu por volta das 7h, gerando a interdição do trânsito na rua do Andradas e também do fornecimento de energia elétrica, que precisou ser desligada para a retirada da árvore, gerando prejuízos para os lojistas e comerciantes da feira da Panair.
Por volta das 10h, após o Corpo de Bombeiros remover a árvore da via, o trânsito no local foi liberado. No entanto, até o momento, a distribuição de energia na área não havia sido religada. Equipes da Amazonas Energia atuam na área.
Ocorrências
A Central 199 da Defesa Civil do município informou que as equipes da Secretaria-Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec) estão nas ruas em atendimento às três ocorrências de deslizamento registradas até as 11h deste sábado (16/12), em razão da chuva.
Das três ocorrências de deslizamento, todas sem vítimas, uma aconteceu no bairro Ponta Negra, zona Oeste; e as demais na zona Leste, nos bairros Jorge Teixeira e segunda etapa do Distrito Industrial.
De acordo com a Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA), da Sepdec, a média das chuvas na capital, nas últimas 24 horas, foi de 33,6 milímetros. Conforme a GEA, a pluviometria por zona, na capital, na manhã de hoje, foi de: Leste (54 milímetros), Sul (36 milímetros), Centro-Sul (32 milímetros), Oeste (31 milímetros), Centro-Oeste (30 milímetros) e Norte (18 milímetros).