Manaus (AM) – A programação desta semana do Cine Carmen Miranda abre a quinta-feira (29/8) com dois filmes bem diferentes, mas igualmente cultuados. O primeiro é o japonês ‘Porco Rosso’ (1992), de Hayao Miyazaki, às 17h e, a segunda película é o francês ‘A História de Adèle H.’, de François Truffaut. O público poderá assistir aos filmes gratuitamente. O Cine Carmen Miranda está situado na rua do Congresso, 10, no entorno da Praça do Congresso, centro de Manaus (portão laranja, próximo à Biblioteca Pública Municipal).
O título ‘Porco Rosso: O Último Herói Romântico’ é um anime em longa metragem baseado no manga ‘Hikōtei Jidai’, de Hayao Miyazaki, dirigido pelo próprio Miyazaki e produzido pelo Studio Ghibli, lançado em 1992. Na Itália, durante o período entre as duas guerras, com um fundo de recessão económica e de ascensão do fascismo, perdido numa ilha deserta no mar Adriático, um ex-piloto emérito da Força Aérea Italiana, se vê transformado em um porco e converte-se em caçador de recompensas.
Já ‘A História de Adèle H.’Halifax, é ambientado em 1863, em que uma jovem mulher usando o nome de Lewly chega ao local com o objetivo de achar o tenente Albert Pinson (Bruce Robinson), por quem é obcecada apesar dele ele não lhe corresponder o amor. Na verdade, ela é Adèle Hugo (Isabelle Adjani), segunda filha de Victor Hugo, o grande escritor francês. Esta situação a deixa em um desespero crescente, ficando perturbada e a levando a um processo de autodestruição.
‘A gosto do terror’ encerra na sexta!
O selo ‘A gosto do terror’ chega ao fim nesta sexta-feira (30) com gostinho de quero mais. Após várias sextas lotadas, o Cine Carmen Miranda se despede deste ciclo, com as produções do horror, nesta sexta (30), às 18h, o clássico ‘O lobisomem’ (1941),com Lon Chaney, e, na sequência, às 20h, a primeira versão cinematográfica de A bolha assassina’, de 1958, com Steve McQueen.
A semana encerra com uma homenagem do Cine Carmen Miranda a uma das cineastas mais atuantes e talentosas do cinema amazonense: Christiane Garcia. O selo ‘A tela é do Amazonas’ apresentará cinco projetos audiovisuais da artista e após as exibições, a convidada baterá um papo com o público sobre estes trabalhos. A primeira sessão inicia às 17h.
O cinema de rua tem apoio cultural da Lei Paulo Gustavo Amazonas, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do Governo do Amazonas, Ministério da Cultura, Governo Federal, Alliance Française Manaus, Centro Cultural Hileia Amazônica e À LA CARTE, do Belas Artes Grupo.